segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NOITE CULTURA ALCIDES BUSS


Por Elizeu Tomasi

Visando promover o incentivo a leitura e a escrita a Escola de Educação Básica Irmã Irene recebeu o escritor catarinense Alcides Buss na abertura da I Mostra Cultural e Científica em uma agradável noite de poesia e dança.

O escritor Alcides Buss um dos mais criativos e ativos poetas catarinenses. Autor de uma lírica reflexiva, humanista, inquieto e hábil carregada de potencial em cada palavra, Alcides Buss é poeta em tudo que se dedica seja como ensaísta ou como professor de Teoria Literária. A obra Janela para o mar foi amplamente lida pelos alunos da escola e a partir dela fizeram releituras que na noite do dia 23 foram expostas a toda a comunidade e para o autor.

Fazendo uma ponte entre a cultura litorânea de Florianópolis apresentada nos versos de Alcides Buss e a cultura serrana de Santa Cecília, foram recitadas poesias de Buss e poesias compostas pelos alunos da EEB Irmã Irene sobre a região serrana. A noite foi abrilhantada por danças apresentadas por alunos e pelos grupos de dança: Coração Serrano e Tradição Campeira.

Ao final do evento, Alcides Buss concedeu entrevista aos alunos do Ensino Médio Inovador Pedro Henrique Bonatto e Ana Luiza Margotti, onde falou de sua experiência como escritor, como a poesia entrou em sua vida e da importância da leitura. Buss, ainda revelou a sua antiga ligação com a nossa cidade, uma vez que seu pai foi quem colocou as janelas da Igreja Matriz de Santa Cecília quando o escritor era ainda criança. Em seguida o homenageado da noite visitou a exposição  das releituras dos poemas do livro Janela para o Mar, feitos pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio da EEB Irmã Irene.

A Mostra Cultural e Científica da EEB Irmã Irene continuou durante todo o dia 24 de setembro quando a comunidade ceciliense teve a oportunidade apreciar as produções textuais e os projetos científicos desenvolvidos pelos alunos durante o ano, os quais representaram a escola na Feira Regional de Curitibanos.  Também aconteceu durante todo o segundo dia da mostra a visitação do Planetário Móvel, trazido da cidade de São Paulo especialmente para o evento deste ano. No auditório da escola aconteceu contação de história com o grupo de Contadores de Histórias de São Cristovão do Sul – CHISC. No refeitório a realização da Feira do Livro com a livraria Point Gospel, com uma diversidade de livros sendo vendidos aos alunos e a comunidade.  O curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade do Contestado – UnC  também se fez presente com demonstrações de robôs.

Enfim a Mostra Cultural e Científica da Escola de Educação Básica Irmã Irene 2013 uniu dois eventos bastante tradicionais da escola, o Chá com Poesia e a Mostra do Conhecimento e possibilitou uma verdadeira troca de conhecimentos entre os alunos da escola e a comunidade em geral, que pode conferir um pouco do que é produzido pelos alunos da escola juntamente com seus professores em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário