sábado, 9 de novembro de 2013

OS ROMANOS EM NÓS


Por Elizeu Tomasi

O Império Romano ruiu a mais de mil e quinhentos anos, mas seus reflexos espalharam-se aos quatro cantos do mundo chegando a influenciar diretamente a nossa sociedade contemporânea. Se olharmos para a religião que professamos,  para estrutura do direito aplicado nos dias de hoje, analisarmos a arquitetura de igrejas e pontes, a organização urbana e o sistema republicano que nos rege; se estudarmos a etimologia e a história da língua portuguesa ou buscarmos os clássicos literários veremos o quanta influencia romana temos em nossa sociedade.
O nosso cotidiano é tão romano quanto é brasileiro.  Alguns costumes que mantemos hoje, os quais dizemos ser tipicamente, já se manifestavam no seio do Império Romano antes mesmo do nascimento de Cristo. Grande parte das superstições e crendices do povo brasileiro, já eram presentes na Roma antiga. A figa, por exemplo, já era usada como símbolo de boa sorte na época do império. Saindo do misticismo, para a segurança o equipamento utilizado pelas tropas da Polícia Militar hoje, são quase as mesmas dos equipamentos dos soldados romanos: capacete, escudo, bastão.

Na área de diversão e entretenimento, assim como todo o brasileiro os romanos eram fascinados por água a ponto de criar os balneários,que faziam às vezes de nossos termas e praias.  Ainda na praia, a imagem de mulheres desfilando biquines nos parece bem brasileiro, no entanto já era bastante comum  ver as romanas nesses trajes na época do império. Ainda a ideia do “pão e circo” continua presente em nossa sociedade, uma vez que, o povo brasileiro contenta-se apenas com o essencial para a sua sobrevivência, garantido pelos programas assistencialistas; e com o futebol e carnaval como entretenimento – não seriam os estádios de futebol os Coliseus da nossa sociedade, e os times e torcidas organizadas verdadeiros gladiadores a se enfrentarem para divertir o público?

Texto Escrito para a disciplina de Literatura Latina, curso de Letras - Português - UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário