sábado, 9 de novembro de 2013

ULTIMATUM PORTUGUÊS NAS OBRAS DE FERNANDO PESSOA E ALMADA NEGREIROS

 
Por Elizeu Tomasi

A começar pela manutenção – um tanto irônica – da expressão ultimatum em seus títulos, em uma explicita referência ao embargo que Portugal sofrera pela Inglaterra em 1890 e que ferira profundamente o brio português ainda saudoso das conquistas ultramarinas de séculos anteriores. As duas obras em questão Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do século XX, do escritor português Almada Negreiros, e poema Ultimatum, do heterônimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, são em sua totalidade um manifesto explicito contra Portugal do início do século XX e que expressam a necessidade de se (re)pensar a identidade portuguesa como uma nação em uma Europa que se modernizava e pensava no futuro.
Com uma intenção política além da literária, os textos de Almada Negreiros e Álvaro de Campos tem um tom de discurso político. Percebemos que o narrador fala diretamente ao público de forma imperialista gritando palavras de ordem, em expressões como “Fora tu...” do poema de Álvaro de Campos notamos de certa forma o grito de revolta do autor, que assim como um manifestante toma as ruas e exige uma mudança de postura da sociedade portuguesa.
A humilhante perda dos territórios portugueses na África a favor dos ingleses fez com que Fernando Pessoa e Almada Negreiros se manifestassem por meio da literatura a fim de protestarem contra a decadência portuguesa no contexto europeu e mundial. Nas obras lidas, fica evidente o tom argumentativo das palavras tentando convencer o leitor/ouvinte de que o passado glorioso de Portugal deve ser deixado de lado um pouco em busca da criação de uma pátria verdadeira moderna e contextualizada com o então momento histórico-social. Nesse sentido, afirma Almada Negreiros em Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do século XX “Porque o sentimento-síntese do povo português é a saudade e a saudade é uma nostalgia mórbida dos temperamentos esgotados e doentes”.
Os textos de Pessoa e de Negreiros abordam claramente a questão política e social de Portugal e a certo ponto dão um Ultimatum aos portugueses da época anunciando a necessidade de mudanças e de se adequar ao novo mundo em que viviam. A literatura e o escritor neste sentido tomam a linha de frente da batalha divulgando os ideais de modernidade para este “novo mundo”. Assim, coube à literatura e aos artistas modernistas traduzir aos portugueses do século XX a nova realidade em que viviam e recuperando para isso o presente português a identidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário