quinta-feira, 23 de junho de 2011

TEMAS PARA O ENEM 2011



É galera o ENEM está chegando! Sempre é bom se preparar para fazer qualquer prova, mas quando se fala em Exame Nacional do Ensino Médio, toda a dedicação é pouca. Essa prova pode ser seu passaporte para a realização do sonho de toda a família brasileira: ver um filho cursando um bom curso superior numa boa universidade. Sendo assim, estive "garimpando a internet" e encontrei alguns itens que podem sim aparecer na proposta de redação do ENEM. Vale apena dar uma olhada nesses assuntos, e também em outros que jugar pertinente. A atitude agora, é ler, ler e ler; fazer uma retrospectiva do que aconteceu de mais marcante no Brasil e no mundo nesse ano, refletir e já ir para a prova com uma "carta na manga".


CHUVAS NA SERRA: 



 As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. A prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.


COPA E OLIMPÍADAS: 


Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.



ACIDENTE NUCLEAR: 



O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.


MEIO AMBIENTE: 



No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.


MUNDO ÁRABE: 



Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.


VULCÃO CHILENO: 



Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.


DITADURA MILITAR: 



A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.


CENSO 2010: 



O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.



GREVES:




Outro assunto bastante pertinente este ano, são movimentos de greve que aconteceram em todo Brasil e em diversas áreas: saúde, segurança, transporte, bombeiros, educação. Movimentos revindicando melhorias e atenção em setores fundamentas para a sociedade e que são esquecidos em meio a politicagem e corrupção.

EDUCAÇÃO



O descaso com a edução no Brasil no ano de 2011 foi antagônica. No ano que a mídia vincula uma linda campanha de valorização do professor "Um bom professor" com video muito bonitinho na TV, um professora de carne osso, Amanda Gurgel, do RN choca o Brasil inteiro ao expor a dura realidade dos professores e da educação país. Descaso esse, que gerou vário movimento de greve em diversos estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte,  Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe.


VIOLÊNCIA URBANA:




A violência urbana é o mal que assola as comunidades que vivem em centros urbanos. Abrange toda e qualquer ação que atinge as leis, a ordem pública e as pessoas. Muitas são as causas da violência, como: adolescentes desregrados e ilimitados pelos pais, crise familiar, reprovação escolar, desemprego, tráfico em geral, confronto entre gangs rivais, falta de influência política, machismo, discriminação em geral e tantos outros.Apesar de todas as causas citadas acima, a mais importante delas é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. Todo esse círculo vicioso se origina a partir da falta de condições de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos. Enfim,  assaltos a bancos, sequestros, balas perdidas... são notícias constantes em nossos noticiários diários e com presença quase certa no ENEM. Causas, soluções, consequências... Podem ser uma ótima reflexão e uma excelente redação. 

UNIÃO HOMOAFETIVA:


O Direito não regula sentimentos, mas define as relações com base neles geradas. Demonstrada a convivência entre duas pessoas do mesmo sexo, pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família, haverá, por consequência, o reconhecimento de União Homoafetiva como entidade familiar, com a respectiva atribuição dos efeitos jurídicos dela advindos. As uniões entre pessoas do mesmo sexo representam um fato social cada vez mais constante em todo o mundo. Supremo reconhece a União Estável de pessoas do mesmo sexo, direito de adoção, realização da primeira cerimônia coletiva de união homoafetiva... Polêmica formada e uma ótima oportunidade do ENEM pedir uma reflexão sobre a organização da sociedade e a reformulação da instituição família na modernidade ou até mesmo sobre a a homofobia e o preconceito sofrido pelas pessoas que resolverem exigir seu direito de ter sua união homoafetiva reconhecida.

Um comentário:

  1. Olá, axo que cada um vive como quer, cabe a nós respeitar, cada um tem seu direito de escolha.
    Vim lá do blog do nosso amigo Paulo Tamburro,gostei muito do seu blog e tomei a liberdade já estou seguindo.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com/
    Felicidades.

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