sábado, 18 de junho de 2011

ENFIM, O FIM


Inicio este post  transcrevendo um comentário/apelo de um aluno ao post intitulado SINUCA NOS PROFESSORES, postado dia 19 de junho no blog de Moacir Pereira:

"Caro Moacir, Boa noite.
Quero dar uma declaração minha na condição de aluno.
Apoio plenamente a greve dos professores, mas o que está acontecendo é o Sinte-SC não soube negociar. Isso é fato !
Eles como defensores dos Professores, não exigiram o que realmente todos queriam, e sim pediam condições que não estava no acordo de professores e Sinte. Então foi um grande erro o sinte negociar, e os professores admitam que vão ter que voltar as aulas de braços cruzados pois que negociou por vocês foi imcopetente mesmo. Deram muito tempo para o governo e agora nós estudantes estamos pagando o erro de vocês.
Desejo o retorno imediato, Professores !
Vocês perderam a batalha, mas não a guerra.
Nós alunos apoiamos vocês, mas com toda clareza peço a todos por mais que seja difícil não deixem a educação pior do que está, melhorem e vocês são os culpados por melhoras ou perdas.
Greve deve parar, por enquanto. 
Voltem as salas de aula, Por favor !
Espero isso de vocês que nunca me decepcionaram."

           Enfim em Santa Cecília, onde temos bravos professores, justos,e preocupados com a qualidade de ensino, a greve parece ter acabado (isso segundo rumores divulgados na sexta feira 17)! Um mês completamente difícil para toda a sociedade catarinense. Alunos, que no principio acharam legal um "folga" em meio ao ano letivo, começaram a se preocupar. Pais passaram a questionar a revindicação. Professores tanto grevista quanto não grevista com os nervos à flor da pele. As equipes gestoras tendo que mediar conflitos constrangedores e desgastantes. O governo e o SINTE batendo uma queda de braço ridícula... Enfim, o PISO, segundo o governo, vai ser pago!  
       Quem saiu perdendo? Quem saiu ganhando?  Ganhadores,  não podemos dizer que houve. Afinal, algumas categorias de professores saíram ganhando menos do que ganhavam antes da greve. Sem falar no desgaste psicológicos que a greve causou, conflitos de ideias, de posições, gritos, ofensas, frases mal ditas e mal compreendidas. Perdedores, cerca de 300 mil alunos da rede publica de ensino, que ficaram 30 dias sem aulas, sem falar que  foram em alguns casos manipulados e usados como flecha para impedir o trabalho de professores não grevista e assim tentar atacar o governo, que foi quem de fato nada sofreu.
       A greve no entanto, mostrou que vivemos em um país democrático onde a democracia nem sempre é respeitada. Infelizmente, um país onde,  muitas vezes,  quem usa a mídia  falar muito, mas não gosta ouvir; onde defender seu ponto de vista é ser "burro" e não aceitar ofensas é ser "duas caras". Enfim, como bem disse uma professora, a greve serviu para derrubar as máscaras de muitos e mostrar os podres da educação.
      Espero que retornando as aulas, retornem também a paz, o coleguismo, e principalmente a ética profissional. Afinal, independente das posições e dos acontecimentos continuamos todos (quem aderiu e quem não aderiu à greve) sendo PROFESSORES e mais do que nunca precisamos correr atrás do tempo perdido para que nosso aluno não saia ainda mais prejudicado. E nunca podemos esquecer que o lema espalhado pela cidade "VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES" é já, sempre, continuamente e bem além de financeiramente.


Um comentário:

  1. OLÁ ELISEU,

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    E A EDUCAÇÃO CONTINUA SER A VERGONHA NACIONAL ,POIS O GOVERNO SÓ TEM DINHEIRO PARA CONTRUIR ESTÁDIOS DE FUTEBOL COM SUPERFATUNAMENTO E MUITA GENTE MAMANDO ALTO!!!

    PATIFARIA!


    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “UM HOMEM JUSTIÇADO POR UMA QUESTÃO DE MINUTOS”

    HISTÓRIA DE UMA TRAIÇÃO? CIÚMES EXAGERADOS?

    ENFIM CONFIRA!

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir