NOSSA VIDA MAIS LEVE E FELIZ
Com o passar dos anos, o nosso planeta já não é mais o mesmo. Dias, meses e anos se passaram e tudo o que vemos, são pessoas andando pelas ruas preocupadas e estressadas apenas com seus problemas pessoais, financeiros ou políticos. E nessa correria, parece que não temos mais tempo para ficarmos com a família, para fazermos coisas boas, ajudarmos quem realmente necessita, enfim, para vivermos e sermos felizes!
Pessoalmente, acho que não estamos cuidando bem de nossas vidas e muito menos do nosso planeta. Se passássemos a valorizar mais esses dois importantes itens, metade de nossas angústias e incertezas iriam desaparecer e a vida dos milhões de habitantes do planeta Terra seria mais leve e alegre.
O mundo está aí, para ser desfrutado com amor e respeito! Aproveitar cada momento, cada detalhe, cada dia “como se não houvesse amanhã”. Tratar as pessoas com amor, com carinho, cultivar amizades verdadeiras, ter respeito, caráter, ser solidário e otimista em relação a tudo em nossa volta; são pequenas atitudes que podem gerar uma onda de energia positiva “contaminando” várias outras pessoas e formando assim, uma imbatível corrente por uma vida melhor.
Diante de tantos problemas que afetam o mundo moderno, devemos observar que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Quando éramos crianças, parecia que tudo na vida era tão doce, bonito, alegre... Éramos curiosos, e essa curiosidade nos tornava inteligentes e desafiadores, capazes de sonhar com um mundo melhor. Mas crescemos, e aí a rotina diária, nos impede de sonhar. Tornamos-nos adultos demais para enxergarmos o reflexo de nossas ações para a nossa vida.
Quantas vezes, em nossa rotina delirante de capitalistas, negamos um simples “oi” para um semelhante? Fazemos de todos um inimigo, um risco e por isso vivemos tensos emburrados. E assim, vivemos tristes nos isolamos do mundo achando que não temos amigos. Esquecemos que rir durante o dia ajuda-nos a dormir bem durante a noite.
Precisamos criar o hábito corriqueiro de acordar cedo, respirar o ar puro da manhã, abrir o jornal e ver as notícias do mundo. Assim, lembrar que na África há pessoas que não dispõe da metade daquilo que temos, olhar pela janela de nossa casa ver a vizinhança despertando e lembrar-se de quantas pessoas não têm esse privilégio, pois tiveram suas casas e suas famílias devassadas por desastres ambientais ou atentados terroristas...
Após essa analise com certeza nos daríamos conta da vida maravilhosa que temos e estamos ignorando. E assim, inteligentemente mudaríamos de atitude sem nos preocuparmos se estaríamos sendo ridículos ou não. Precisamos sim, ser um pouco louco: chegar na garota a quem gostamos, conversar com a lua, dar bom dia para o sol, conversar com as flores, tomar banho de chuva, usar as roupas de que gosta, fazer um corte de cabelo diferente, viajar... Simplesmente curtir a vida e celebrar e eternizar os momentos felizes que a compõe.
Enfim, cuidar da vida é reconhecer que a felicidade está nas pequenas coisas, em atitudes simples e totalmente agradáveis como passar mais tempo com a família, dizer “te amo” às pessoas amadas, ajudar aos necessitados, cuidar do planeta, fazer o bem... Assim, o segredo de uma vida leve e alegre é encarar a vida que temos de cabeça erguida, porque nem todos que tentaram mudar a vida conseguiram, mas as que conseguiram com certeza tentaram.
Texto escrito pelo aluno Victor Rech de Camargo do 2° ano 2 da EEB Irmã Irene, professor Elizeu Domingos Tomasi para o 7° Concurso Cultural ECOFUTURO
Parabéns, grande visão para um futuro melhor, você realmente me surpreende, Deus te abençoe, te ilumine e te guie sempre, além de te mostrar dias melhores. Grande abraço de seu pai.
ResponderExcluir