segunda-feira, 16 de maio de 2011

ECOFUTURO - Texto Angelis

NOSSO FUTURO NO ESTIGE

            Segundo a mitologia grega, o Estige é o rio que corta o Mundo Inferior ou o Mundo dos Mortos. É onde são jogados todos os sonhos esquecidos, abandonados, julgados irrealizáveis: o diploma inalcançável, o casamento desfeito, um projeto inacabado... Tudo flutuando nas águas sombrias e perigosas do rio Estige.
            Embora não sejamos tão explícitos, como um assassino que invade uma escola e cruelmente mata várias crianças, lançando seus sonhos: serem modelos, bioquímicos, médicos... Todos nas águas negras de um “rio Estige”, nossas ações inconscientes estão fazendo a mesma coisa com o sonho de uma vida melhor. Estamos destruindo o sonho de ter água limpa para beber no futuro, de respirar ar puro dentro das cidades, de poder ir para qualquer lugar do mundo e poder ver uma infinidade de animais livres em belas florestas naturais. Estamos, dia após dia, desfazendo o sonho de nossas crianças, impedindo-as de terem a certeza de que viverão felizes e em paz em um mundo perfeito.
            A vida é feita de sonhos! Grandes ou pequenos, alcançáveis ou inalcançáveis. Sonhos que nem sempre se tornam reais, mas nem por isso deixam de serem sonhos. Por que, então, não alimentamos o Estige apenas com nossos sonhos bobos e fúteis? Deixemos de lado aquilo que não tem importância e nos preocupemos com coisas grandes, com o futuro do nosso planeta e o sonho de mantê-lo vivo.
            Precisamos ter consciência que cada vez que jogamos um papel de bala no chão, que cada minuto que deixamos a torneira desnecessariamente aberta enquanto escovamos os dentes ou o chuveiro enquanto nos ensaboamos é o sonho de um bom futuro para nossas crianças que estamos ignorando e lançando ao Estige.
            Nós, seres humanos, conhecedores do AMOR, não podemos assassinar tantos sonhos, mas é isso que estaremos fazemos enquanto não mudarmos nossas atitudes. Seremos assassinos de sonhos e, consequentemente, do nosso próprio planeta. Porém, ainda há tempo para mudar! O homem tem uma capacidade incrível para amar e não há maneira melhor de demonstrar essa capacidade do que amando o nosso planeta e salvando-o da destruição. Não podemos deixar o sonho de viver bem em um belo planeta se afogar nas águas do rio Estige. Nós podemos salvar o mundo. Sim, nós podemos, é só querermos e agir!



Texto escrito pela aluna Angelis Manuelle Taques Schumacher do 2° ano 3 da EEB Irmã Irene, professor  Elizeu Domingos Tomasi para o 7° Concurso Cultural ECOFUTURO

Nenhum comentário:

Postar um comentário