sexta-feira, 27 de maio de 2011

ECOFUTURO - Texto Celso

HUMANIDADE: UM REBANHO SEM FUTURO

            O ser humano vive hoje um momento em que se luta muito para obter muito pouco. Tudo tem prazo e hora definida, menos a qualidade de vida e os problemas ambientais que são cada vez mais empurrados para debaixo do tapete. E com toda certeza, é a ganância a maior responsável por essa falta de preocupação com a vida. É ela quem fragiliza a sociedade, abolindo a solidariedade das relações humanas e impedindo que alcancemos a nossa verdadeira felicidade.
            O senso comum nos impõe a ideia de que a felicidade vem junto com a conquista, principalmente se for financeira. No entanto, esse é o maior de todos os enganos! Às vezes a conquista não traz a felicidade que o caminho a ela nos proporciona. Do que adianta montar uma empresa, ficar rico, achar que seu objetivo foi alcançado e depois de alguns anos, descobrir que seu filho tem uma deficiência respiratória causada pelo ar poluído que ele respira todos os dias, o qual sua empresa ajudou a poluir?
            Para obtermos uma vida leve e alegre, é preciso ser inteligentes e mudar esse modelo de pensamento, criado pela sociedade moderna que impede que ampliemos nossos conceitos e horizontes... Pois, é devido a essa linha de pensamento, que o meio ambiente tem sofrido gravemente as consequências da ganância humana. Por mais que estejamos saturados de discursos sustentáveis, o mundo continua perigoso; isso porque, como dizia Albert Schweitzer - importante filósofo alemão do século XX - o homem continua dominando a natureza sem antes dominar a si mesmo.
            Assim vivemos hoje como um rebanho caminhando rumo ao abatedouro. A diferença, é que o rebanho sente que seu fim está próximo, mas nada pode fazer; enquanto a humanidade sabe o que fazer, pode fazer, porém não se manifesta para mudar a situação em que nos encontramos atualmente.
            Vemos dessa forma, que a garantia para uma vida melhor no futuro está dentro de cada um de nós em uma simples mudança de atitude. Precisamos fazer o que o rebanho faria se pudesse. Precisamos readaptar nosso consumo comprando menos roupas, tomar banhos mais curtos, utilizando água da chuva, usando meios de transportes alternativos... Enfim, serão essas pequenas atitudes, que se praticadas com inteligência e em conjunto, nos levarão a uma vida melhor, mais leve, alegre e principalmente, garantida no futuro.



Texto escrito pelo aluno Celso Menegussi Junior do 1° ano 2 da EEB Irmã Irene, professor  Elizeu Domingos Tomasi para o 7° Concurso Cultural ECOFUTURO

Nenhum comentário:

Postar um comentário