quinta-feira, 23 de junho de 2011

TEMAS PARA O ENEM 2011



É galera o ENEM está chegando! Sempre é bom se preparar para fazer qualquer prova, mas quando se fala em Exame Nacional do Ensino Médio, toda a dedicação é pouca. Essa prova pode ser seu passaporte para a realização do sonho de toda a família brasileira: ver um filho cursando um bom curso superior numa boa universidade. Sendo assim, estive "garimpando a internet" e encontrei alguns itens que podem sim aparecer na proposta de redação do ENEM. Vale apena dar uma olhada nesses assuntos, e também em outros que jugar pertinente. A atitude agora, é ler, ler e ler; fazer uma retrospectiva do que aconteceu de mais marcante no Brasil e no mundo nesse ano, refletir e já ir para a prova com uma "carta na manga".


CHUVAS NA SERRA: 



 As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. A prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.


COPA E OLIMPÍADAS: 


Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.



ACIDENTE NUCLEAR: 



O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.


MEIO AMBIENTE: 



No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.


MUNDO ÁRABE: 



Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.


VULCÃO CHILENO: 



Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.


DITADURA MILITAR: 



A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.


CENSO 2010: 



O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.



GREVES:




Outro assunto bastante pertinente este ano, são movimentos de greve que aconteceram em todo Brasil e em diversas áreas: saúde, segurança, transporte, bombeiros, educação. Movimentos revindicando melhorias e atenção em setores fundamentas para a sociedade e que são esquecidos em meio a politicagem e corrupção.

EDUCAÇÃO



O descaso com a edução no Brasil no ano de 2011 foi antagônica. No ano que a mídia vincula uma linda campanha de valorização do professor "Um bom professor" com video muito bonitinho na TV, um professora de carne osso, Amanda Gurgel, do RN choca o Brasil inteiro ao expor a dura realidade dos professores e da educação país. Descaso esse, que gerou vário movimento de greve em diversos estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte,  Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe.


VIOLÊNCIA URBANA:




A violência urbana é o mal que assola as comunidades que vivem em centros urbanos. Abrange toda e qualquer ação que atinge as leis, a ordem pública e as pessoas. Muitas são as causas da violência, como: adolescentes desregrados e ilimitados pelos pais, crise familiar, reprovação escolar, desemprego, tráfico em geral, confronto entre gangs rivais, falta de influência política, machismo, discriminação em geral e tantos outros.Apesar de todas as causas citadas acima, a mais importante delas é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. Todo esse círculo vicioso se origina a partir da falta de condições de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos. Enfim,  assaltos a bancos, sequestros, balas perdidas... são notícias constantes em nossos noticiários diários e com presença quase certa no ENEM. Causas, soluções, consequências... Podem ser uma ótima reflexão e uma excelente redação. 

UNIÃO HOMOAFETIVA:


O Direito não regula sentimentos, mas define as relações com base neles geradas. Demonstrada a convivência entre duas pessoas do mesmo sexo, pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família, haverá, por consequência, o reconhecimento de União Homoafetiva como entidade familiar, com a respectiva atribuição dos efeitos jurídicos dela advindos. As uniões entre pessoas do mesmo sexo representam um fato social cada vez mais constante em todo o mundo. Supremo reconhece a União Estável de pessoas do mesmo sexo, direito de adoção, realização da primeira cerimônia coletiva de união homoafetiva... Polêmica formada e uma ótima oportunidade do ENEM pedir uma reflexão sobre a organização da sociedade e a reformulação da instituição família na modernidade ou até mesmo sobre a a homofobia e o preconceito sofrido pelas pessoas que resolverem exigir seu direito de ter sua união homoafetiva reconhecida.

sábado, 18 de junho de 2011

ENFIM, O FIM


Inicio este post  transcrevendo um comentário/apelo de um aluno ao post intitulado SINUCA NOS PROFESSORES, postado dia 19 de junho no blog de Moacir Pereira:

"Caro Moacir, Boa noite.
Quero dar uma declaração minha na condição de aluno.
Apoio plenamente a greve dos professores, mas o que está acontecendo é o Sinte-SC não soube negociar. Isso é fato !
Eles como defensores dos Professores, não exigiram o que realmente todos queriam, e sim pediam condições que não estava no acordo de professores e Sinte. Então foi um grande erro o sinte negociar, e os professores admitam que vão ter que voltar as aulas de braços cruzados pois que negociou por vocês foi imcopetente mesmo. Deram muito tempo para o governo e agora nós estudantes estamos pagando o erro de vocês.
Desejo o retorno imediato, Professores !
Vocês perderam a batalha, mas não a guerra.
Nós alunos apoiamos vocês, mas com toda clareza peço a todos por mais que seja difícil não deixem a educação pior do que está, melhorem e vocês são os culpados por melhoras ou perdas.
Greve deve parar, por enquanto. 
Voltem as salas de aula, Por favor !
Espero isso de vocês que nunca me decepcionaram."

           Enfim em Santa Cecília, onde temos bravos professores, justos,e preocupados com a qualidade de ensino, a greve parece ter acabado (isso segundo rumores divulgados na sexta feira 17)! Um mês completamente difícil para toda a sociedade catarinense. Alunos, que no principio acharam legal um "folga" em meio ao ano letivo, começaram a se preocupar. Pais passaram a questionar a revindicação. Professores tanto grevista quanto não grevista com os nervos à flor da pele. As equipes gestoras tendo que mediar conflitos constrangedores e desgastantes. O governo e o SINTE batendo uma queda de braço ridícula... Enfim, o PISO, segundo o governo, vai ser pago!  
       Quem saiu perdendo? Quem saiu ganhando?  Ganhadores,  não podemos dizer que houve. Afinal, algumas categorias de professores saíram ganhando menos do que ganhavam antes da greve. Sem falar no desgaste psicológicos que a greve causou, conflitos de ideias, de posições, gritos, ofensas, frases mal ditas e mal compreendidas. Perdedores, cerca de 300 mil alunos da rede publica de ensino, que ficaram 30 dias sem aulas, sem falar que  foram em alguns casos manipulados e usados como flecha para impedir o trabalho de professores não grevista e assim tentar atacar o governo, que foi quem de fato nada sofreu.
       A greve no entanto, mostrou que vivemos em um país democrático onde a democracia nem sempre é respeitada. Infelizmente, um país onde,  muitas vezes,  quem usa a mídia  falar muito, mas não gosta ouvir; onde defender seu ponto de vista é ser "burro" e não aceitar ofensas é ser "duas caras". Enfim, como bem disse uma professora, a greve serviu para derrubar as máscaras de muitos e mostrar os podres da educação.
      Espero que retornando as aulas, retornem também a paz, o coleguismo, e principalmente a ética profissional. Afinal, independente das posições e dos acontecimentos continuamos todos (quem aderiu e quem não aderiu à greve) sendo PROFESSORES e mais do que nunca precisamos correr atrás do tempo perdido para que nosso aluno não saia ainda mais prejudicado. E nunca podemos esquecer que o lema espalhado pela cidade "VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES" é já, sempre, continuamente e bem além de financeiramente.


domingo, 12 de junho de 2011

FEZ PARTE DE MUITA INFÂNCIA ( aí que saudade!!!)





Quem não tem saudade de frases como:
“Isso é tão romântico!”
“Presente querida professora!”
      Quem foi que disse Bullying é algo moderno? Quem teve o prazer de assistir essa Novelinha CARROSSEL exibida de 1991 à 1992 pelo SBT, sabe o quanto Laura ( a comilona), Cirilo (menino negro) entre outros teriam ganhado em processos por serem vitimas de Bullying. Ambientada em uma escola primária, a professora Helena, era mais que uma mestra, era uma professora em todos os sentidos para uma turma super animada do Colégio Mundial: Cirilo, Maria Joaquina, Jaime Palilo, Daniel,  Valéria, Alicia, Paulo,  Carmem, Mario, Marcelina, Laura, Kokimoto, Ines,  Davi, Susana... Como não podia deixar de ser era a Professorinha, junto como o zelador Firmino, que  intermediava e amenizava as costumeiras confusões e travessuras da turma para que não caíssem na fúria da impetuosa diretora Dona Olivia.
      O segredo do sucesso de Carrossel na verdade não era nenhum segredo. Num horário dominado por atrações oferecidas aos adultos, Carrossel era uma novela para crianças, interpretada por crianças. Oportunidade para que pais tivessem coragem suficiente de deixar seus filhos assistindo um programa infantil, não apelativo e educativo. Carrossel era um programa infantil mesmo. Os diálogos iam direto ao ponto, o caráter de cada personagem era bem definido assim que ele aparecia em cena pela primeira vez. Bom é bom, mau é mau. Carrossel falava de problemas do dia-a-dia do público: do menino que não fez a lição de casa, do pai que não tem dinheiro para comprar uma bola de futebol para o filho, da menina que tem dificuldade em se enturmar na classe, do garoto frágil espezinhado pelo grandalhão na hora do recreio. Enfim, falava do dia-a-dia de estudantes daquele, deste e de todos os tempos. 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

FEZ PARTE DE MUITA INFÂNCIA



CAÇA TALENTOS,  estreou em julho de 1997 na rede Globo, como  uma proposta para um novo horário de novela, agora voltado ao público infantil (a exemplo da Malhação,17:30 para o público adolescente) e teve seu último capitulo  - de número 500 -  em novembro 1998. Durante este período, era dar 11:30 e eu (como muitos da minha geração) acampar  na frente da TV para ver as aventuras da atrapalhada  Fada Bela (Angélica) antes de ir para o colégio (na época 4° e 5°séries) a bebê, onde seus pais morreram. Ela foi achada por duas fadas atrapalhadas: Margarida e Violeta, as duas a levaram  para o Mundo Mágico e a criaram como se fosse uma fada com poderes mágicos. Quando cresceu, Bela descobriu que não era uma fada e que havia vindo do Mundo Real, onde vivem os seres humanos. Bela é mandada para o Mundo Real para fazer sua escolha, ficar no Mundo Mágico, ou ficar no Mundo Real onde perderia seus poderes e suas lembranças sobre o outro mundo. Para permanecer no Mundo Real enquanto fazia sua escolha Bela não poderia beijar ninguém, senão deixaria de ser fada e ficaria ali para sempre. Acontece que Bela vai para uma agência, a Caça Talentos, situada numa casa que delimita a passagem do mundo real para o mundo de fadas,  e lá se apaixona por Arthur (Eduardo Galvão), o dono da agência. Após muitos problemas, confusões e tudo mais, Bela e Arthur resolvem se casar, só que Bela teria que contar para Arthur de onde veio, então ela o leva para o Mundo Mágico e o conta sua história. Infelizmente os dois não ficam juntos, mas a novelinha terminou com uma promessa: "As aventuras da Fada Bela não terminam aqui".

Angélica atingiu seu objetivo, se firmar como apresentadora e não como atriz. A Fada Bela se foi e deixou muita saudade em uma geração de crianças que cresceram sem deixar sua criança interior morrer. Quiza se as crianças de hoje acreditassem em fadas, torcessem e lutassem sempre para que o bem saísse vitorioso, acreditassem que tudo um dia poderá melhorar e mudo ficará bem melhor! Quem dera, se  minha filha tivesse a oportunidade de contar com um programa próprio para sua idade e que contribuísse para a sua formação, assim como a CAÇA TALENTOS contribuiu para a minha.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sou professor

Enfim saiu negociações entre governo e professores, o que poderá (se Deus  quiser - e Ele quer) atender pelo menos em partes as justas revindicações  dessa classe tão desvalorizada e assim colocar  um fim na polêmica  greve que afeta nossa sociedade há 16 dias.  

Sou um Professor...

Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança.

Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.

Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas para descobrir novas idéias usando perguntas.

Sou Anne Sullivan, tamborilando os segredos do universo sobre a mão estendida de Helen Keller.

Sou Esopo e Hans Christian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas estórias.

Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto brasileiro.

Sou Ayrton Senna, que transforma sua fama de herói esportista em recursos para educar crianças em seu país.


Sou Anísio Teixeira, na sua luta de democratização da
educação para que todas as crianças brasileiras
tenham acesso à escola.

Os nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria da fama da humanidade:
Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emilia Ferreiro, Moisés, Jesus.

Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.

Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me quedei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.

No decorrer de um dia já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro, fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião da fé.

Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive nada a ensinar aos meus alunos porque o que eles de fato têm de aprender é quem eles são.

E eu sei que é preciso um mundo
para ensinar a uma pessoa quem ela é.

Eu sou um paradoxo.

Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir minha voz.

Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.

Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial,
às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.

Sou o mais afortunado dos trabalhadores.

Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico.

A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas.

Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado,
sua estrutura pode durar séculos.

Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.

Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia.

Mas tenho grandes aliados: a inteligência,
a curiosidade, o apoio dos pais, a individualidade,
a criatividade, a fé, o amor e o riso.

Todos vêm reforçar minha trincheira.

E a quem devo agradecer pela vida maravilhosa que tenho senão a vocês, pais, que me honraram ao me confiar seus filhos, que são sua maior contribuição para a eternidade.

E assim tenho um passado rico em recordações.

Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro.

Sou um Professor...

...e agradeço a Deus por isso

Todos os dias de minha vida...