segunda-feira, 6 de setembro de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO - NÍVEL IV ARTIGO DE OPINIÃO


DE QUEM DEPENDE O NOSSO FUTURO

A CIDADE ONDE MORO É UM LUGAR PACATO. UMA CIDADE DO INTERIOR COMO MUITAS OUTRAS, COM DIVERSOS PROBLEMAS, E DENTRE ESSES PROBLEMAS ESTÁ UM DE SUMA IMPORTÂNCIA, A FALTA DE LAZER E CULTURA PARA OS JOVENS. CONSIDERO DE GRANDE IMPORTÂNCIA, PELO FATO DE QUE SÃO OS JOVENS OS RESPONSÁVEIS PELO FUTURO DO NOSSO PAÍS E SE NÓS JOVENS, NÃO TEMOS LAZER NEM ACESSO A CULTURA ACABAMOS NOS DESVIRTUANDO. E AÍ, O FUTURO FICA NAS MÃOS DE QUEM?

O JOVEM DEVE TER LAZER, ALGO PARA OCUPAR SEU TEMPO, PARA SE DIVERTIR; MAS COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE. POR FALTA DO QUE FAZER, JOVENS CADA VEZ MAIS NOVOS SAEM PARA AS RUAS, NOS FINS DE SEMANA (E ATÉ DURANTE A SEMANA MESMO) E FICAM BEBENDO ENQUANTO, OLHAM O “MOVIMENTO”. OCORRE POIS, QUE APÓS ALGUM TEMPO SÓ BEBER ACABA “PERDENDO A GRAÇA” E VEM AS DROGAS, “MAIS DA HORA!” E ASSIM, OS JOVENS PERDEM A RESPONSABILIDADE, O DESEJO DE SER ALGUÉM NA VIDA.

SEM CULTURA, O JOVEM NÃO RESPEITA SUA TRADIÇÃO, NÃO RESPEITA SEU DIREITO E PRINCIPALMENTE OS SEUS DEVERES. PERDEM SEUS VALORES E SUA CIDADANIA. O JOVEM DEIXA DE SE IMPORTAR COM OS PROBLEMAS DE SEU MUNICÍPIO, ASSIM “DEIXA ESTAR”, SEM FAZER NADA PARA MELHORAR O CHÃO QUE O ACOLHE, NOSSA CIDADE.

A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DEVE SER CULTIVADA NA VIDA DO JOVEM CECILIENSE. É DEVER DA ESCOLA, DO GOVERNO, MAS PRINCIPALMENTE DA FAMÍLIA A FORMAÇÃO CULTURAL E ÉTICA DO JOVEM. SOMENTE RECONHECENDO NOSSA CULTURA E O SEU VALOR, TEREMOS UMA SANTA CECÍLIA HONESTA, COM BOAS PESSOAS E CONSCIÊNTES QUE PODERÃO TENTAR MUDAR A NOSSA REALIDADE E CONSTRUIR UM LUGAR VERDADEIRAMENTE BOM PARA SE VIVER.

Texto escrito pela aluna Caroline Fernandes 2°4 da EEB Irmã Irene professor Elizeu Tomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário