quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

LITERATURA SE DIVIDE?


Por Elizeu Domingos Tomasi

          O desenvolvimento leitor é um caminho criado e percorrido de maneira individual, respeitando o desenvolvimento pessoa do leitor e seu contato com o mundo dos livros. Que profissional teria condições de separar a literatura por faixa etária em literatura infantil, infantojuvenil ou adulta? Quem é capaz de dizer que um adulto está preparado para ler um tipo “x” de literatura, enquanto um adolescente deveria ler um tipo “y”?  E se o leitor adulto não se sentir preparado para ler “Dom Casmurro”? E se “Os Três Porquinhos” já não satisfizer uma criança de sete anos? Estariam os leitores presos a idade?
            Coelho (2000) afirma que a literatura infantil, assim como a literatura infantojuvenil, é apenas mais uma “face” da literatura. Seria, segundo o autor, como se a literatura se manifestasse de diferentes formas, a fim de atingir seu publico e seduzi-lo, o que de forma alguma quer dizer que ela se destine única e exclusivamente a uma faixa de idade. A literatura se manifesta de diferentes formas, mas se deixa seduzir por qualquer leitor seja ele criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso. Assim o autor concorda com Ana Maria Machado (1999), que afirma que não importa se é infantil, infantojuvenil, adulta, o que importa é a literatura em sim própria.
            A dita literatura infantojuvenil por não ter suas fronteiras definidas vive uma espécie de “conflito de identidade”. Enquanto a literatura destinada às crianças faz mais uso das imagens e figuras, e a literatura destinada a jovens dedica-se a linguagem verbal. A infantojuvenil percorre este vasto e complexo espaço entre infância e juventude. Responsável pela inserção dos pré-adolescentes e adolescentes no mundo da leitura, a literatura infantojuvenil tenta mesclar o texto verbal, com o visual a fim de seduzir e chamar o leitor em formação para a literatura. E este “conflito de identidade” se explica principalmente pelo fato do “público” dessa literatura ser bastante escorregadio.
            No entanto, não podemos nos prender aos limites de idade para a definição de literatura infantojuvenil. Com a crise leitora em que se encontra o Brasil hoje, vemos muitos adultos sem contato com a literatura e está falta de familiaridade com os livros os colocam na categoria de leitores em formação, fazendo com que estes livros mais atrativos, com imagens, cores e formas sejam mais adequados. Desta forma o mais adequado é definir a literatura infantojuvenil como o “convite a literatura”, não para leitores desta ou daquela faixa etária, mais para todos os leitores. A literatura infantojuvenil vem a ser assim, uma forma apresentação da literatura em si, mais atraente e sedutora com a missão de atrair leitores (seja qual foi sua idade) e ser porta de entrada destes ao mundo mágico das histórias.
            Nesse sentido, é preciso reconhecer que os leitores não escolhem seus livros levando em consideração sua idade, mas sim em virtude de vários outros fatores, como interesse, gênero, influencia da mídia, de amigos e do professor e também levando em conta a própria apresentação material disponível: capa, ilustração; a estética do livro em si. Assim, a escola ou biblioteca podem fazer a classificação de livros, como a proposta pela crítica literária, professora e ensaísta Nelly Novaes Coelho, mas jamais devem levá-la a risca impedindo que o aluno-leitor leve um livro fora da classificação apresentada.
            Como exposto anteriormente, “o desenvolvimento leitor de uma pessoa é um caminho criado e percorrido de maneira individual, respeitando o desenvolvimento pessoal do leitor e seu contato com o mundo dos livros”, assim cabe à escola e principalmente ao professor apresentar uma variedade de opções de livros aos alunos, despertando assim a curiosidade pela leitura além de sua idade. O aluno-leitor deve ter a liberdade para chegar a uma estante e escolher o livro de maneira democrática sem a imposição do professor/adulto, este, deve atuar como um mediador e não como um detentor do que se pode ou não ler.

            Enfim, bem mais que a idade do aluno-leitor, é necessária levar em conta a sua experiência com a leitura. Se o aluno-leitor tem nove anos e já sê acha na condição de ler um livro maior, porque obrigá-lo a ler algo que não mais corresponde a sua necessidade e expectativa? E da mesma forma, porque impedir alguém de ler algo menor se ele, ainda não se vê capaz de ler outra coisa? Tais imposições fazem com que os alunos-leitores se desmotivem em ler, principalmente na escola, pois acabam sendo obrigados a ler algo que corresponde a sua realidade como leitores.

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