Livro "Triângulo das Águas" - onde foi publicado a novela/noturno "Dodecaedro" |
TEXTO escrito para a disciplina de Estudos Literários no Curso de Letras - Português UFSC
A nossa capacidade de criar formas para expressar nossos sentimentos,
emoções, pensamentos, ou impressões sobre o mundo jamais se limita a uma forma
de arte, ou a um gênero de determinada expressão artística. Ao se expressar
literariamente, ou seja, ao escrever sua impressão do mundo, o escritor não se
permite limitar-se pelas características formais, estruturais ou temáticas de
um ou outro gênero textual. O escritor simplesmente se deixa expressar de forma
que suas ideias vão compondo sua produção livremente.
Nesse sentido,
é de se reconhecer que uma obra como a de Caio Fernando Abreu, em especial “Dodecaedro”, composta em um tenso
contexto social – a ditadura militar do Brasil - dificilmente apresentaria uma
uniformidade, por assim dizer – tipológica. O medo a angústia, a incerteza e a
incompreensão de um período de opressão e resistência, fazem o escritor se
expressar de diferentes formas mesmo quando se tratando de uma mesma obra.
Como afirma Alyne
Rehm, de nada serve falar em repressão de forma simplesmente narrativa, sem
tirar o leitor de sua zona de conforto. E em “Dodecaedro”, Caio Fernando Abreu soube perfeitamente “incomodar” o
leitor hora falando em tom sentimental e lírico, hora escrevendo em tom de
crônica, compondo uma novela com espaço único próprio de um conto perfeitamente
possível de interpretação teatral.
Assim, Caio deu asas
ao seu poder criativo desafiando os estudiosos da literatura com uma obra
completamente hibrida, mostrando que a literatura não se prende aos gêneros,
muito menos às regras. Se é um conto, uma novela, uma poesia em prosa, um texto
teatral, ou noturno, o que importa é que o escritor nos presenteou com uma
perfeita e brilhante alegoria do período de repressão no Brasil e seria um
crime privar nossos jovens e adolescentes em fase escolar desse desafio que é
desvendar o segredo por trás dos doze personagens que compõe o dodecaedro
brasileiro de Caio Fernando Abreu.
Propor uma leitura
dramatizada, ou até mesmo a encenação de “Dodecaedro” para os alunos seria um
desafio e tanto. Além da atividade de dramatização, a obra permite um excelente
trabalho interdisciplinar com a disciplina de história permitindo ao professor
de língua portuguesa abordar as formas com que o Caio poeticamente estruturou a
linguagem para falar o que sentia no momento em que não devia.
Caio Fernando Abreu |
Dodecaedro |
ABREU, Caio Fernando; Dodecaedro, disponível em https://ead.moodle.ufsc.br/mod/assignment/view.php?id=72476
HEHN, Alyne; Dodecaedro: repressão e resistência, disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31989/000784906.pdf?sequence=1
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