domingo, 10 de março de 2013

SAUDADE PARA QUE - de Serginho Groisman

A seguir o texto que será discutido na aula de LEITURA do 3° ANO terça feira
 
Existem jovens que sentem nostalgia por não ter sido jovens em gerações passadas. Saudade do enfrentamento com os militares dos anos 70, da organização estudantil nas ruas, do sonho socialista – comunista – anarquista – marxista – leninista. Ter saudade da ditadura é ter saudade de conhecer a tortura, o medo, falta de liberdade e a morte. Ser jovem naquela época era coexistir com a morte, ver os amigos ser tirados das salas de aula para o pau-de-arara, para o choque elétrico, para as humilhações. Da mesma forma, quem sente nostalgia dos anos 80 se esquece do dogmatismo limitante das tribos daqueles tempos, fossem punks, góticos ou metaleiros. Hoje, é a vez dos playboys – patricinhas – cybermanos – junkies, das raves, do crack, da segurança dos shoppings e do Beira-Mar. Um cenário que pode parecer aborrecido ou irritante para muita gente que tem uma visão romântica de outras décadas. Mas nada melhor que a liberdade que temos hoje para saber qual é a real de uma juventude e de uma sociedade. Hoje, a juventude é mais tolerante com as diferenças. Hoje, existem ferramentas melhores para a pesquisa e a diversão. Hoje, a participação em ONGs é grande e isso mostra um país que trabalha, apesar do Estado burocrático. O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento e até o sexo está mais seguro. Não temos hinos mobilizadores, mas nem precisamos deles.
O jovem de hoje não precisa mais lutar pelo fim da tortura ou por eleições diretas, pois outras gerações já fizeram isso. Se o país necessitar, é verdade, lá estarão eles de cara limpa, pintada, o que for. Mas é bobagem achar, como pensam os nostálgicos, que tudo já foi feito. Há muito por realizar pelo país. Seria bom, por exemplo, se a juventude participasse de forma mais efetiva na luta pela educação e pela leitura. Sim, porque lemos pouco, muito pouco. Ler mais vai fazer a diferença. Transformar a chatice da obrigação de ler Machado de Assis no prazer absoluto de ler Machado de Assis.
Repensar a escola também é fundamental. Dar ao aluno mais responsabilidade pelo próprio destino e a chance de se auto-avaliar e avaliar seus professores. Reformular o sistema de avaliação e transformar a escola numa atividade de prazer: trazer para dentro dos colégios os temas da atualidade, além de transformar numa atividade doce o trinômio física-química-biologia.
Vivemos num país que mistura desdentados com marombados, famintos com bad boys, motins em prisões com raves na Amazônia, malabares nos cruzamentos com gatinhas tatuadas, crianças com 15 anos na Febem e outras com 15 na Disney. É Macunaíma dando passagem aos tropicalistas, numa maçaroca que é o samba-enredo chamado Brasil. É um país com muitas diferenças – e acabar com elas é papel dos jovens. A juventude deve, acima de tudo, saber desconfiar das verdades absolutas. Desconfiar sempre é ser curioso, pesquisador, renovador, transgressor. Seja intransigente na transgressão. Sempre diga não ao não – e desafine o coro dos contentes.
 
 
 
 

68 comentários:

  1. Olá Galera do 3° Ano!

    Nós lemos o texto "Saudade para quê" que mostra que o jovem tem muito ainda a lutar em nossa sociedade. E ouvimos a música "Pose" do Engenheiros do Hawaii, sobre a música precisamos destacar que ela fala sobre as "poses" que muitos fazem dizendo que vão mudar o mundo mas não fazem nada a canção ainda nos desafia a "desconfiar do coro dos contentes" ou seja, deixar de nos iludir com a mídia, moda, política e fazermos aquilo que está em nossas mãos para realmente, se não mudarmos, mas tentarmos melhorar o mundo.

    Assim o desafio desta semana, é fazermos um circulo de discussão sobre a participação da juventude na luta por uma melhor educação e por uma juventude leitora. Reflita com seus colegas e poste suas ideias aqui para formarmos um texto coletivo das 4 turmas de terceiro ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os jovens sempre vão lutar pelos seus direitos, sempre temos uma opinião formada sobre tudo e todos. Nós só queremos um mundo com mais oportunidades, sem desigualdade e injustiça.Que os jovens saibam aproveitar cada oportunidade de crescer, e poder ajudar no futuro. Somos jovens preocupados sim com o planeta, com escola, futuro, temos medo também, medo de lutarmos tanto e no futuro percebermos que falhamos com nossos objetivos. Temos que nos preocupar mais, perguntar mais, nos informais. Para sabermos pelo que estamos passando, e pelo que iremos passar ainda.

      Excluir
    2. jessica Pires de Lima 3°411 de março de 2013 às 06:45

      Lutar pela sociedade melhor é um posse que deve ser tomado diante dos conflitos que saudade para que deixou nos anos 70 e 80 que a juventude levou a perdição neste tempo mas a realidade de hoje mudou para melhorar e lutar pela liberdade para não se prender por um futuro e mundo em transformação pelo agir e tomando atitudes de si para todos juntos fazem ser uma grande diferença de demostrar garras diante de uma sociedades pela educação para direitos social

      Excluir
    3. LILIANE ALVES E LIDIANE ALEXANDRE11 de março de 2013 às 06:45

      Antes a juventude vivia sempre com medo de expressar suas opiniões e com modernidade dos dias atuais eles nao pensam muito no que vão querer para o futuro mais agora tudo o que eles precisam eles procuram através da tecnologia que nos dias atuais está mais avançada, que também estimula a leitura e estão cada vez mais dispostos a fazer um mundo melhor.

      Excluir
    4. Paloma Granemann 3° 411 de março de 2013 às 06:46

      O texto fala do quanto os jovens lutavam para terem seus direitos nos anos 70 e 80, mas os jevens de hoje em dia não estão nem um pouco preucupados para que ocorra mudanças, mas para isso é preciso colocar em prática. hoje exixtem varias escolas que usam a tecnologia para seus alunos se interessarem mais em estudar, propostas assim conserteza daria muito certo na nossa escola.

      Excluir
    5. Como mostra o texto,o jovem tem muito o que refletir em nossa sociedade, por exemplo mudando suas atitides ,lutando por uma educação melhor e influenciar mais jovens para uma sociedade digna.

      Excluir
    6. Alana Graciano 3ª 411 de março de 2013 às 06:46

      Hoje em dia há muitas oportunidades de estudar e ser alguém bem colocado no mercado de trabalho e na vida , tanto para alunos da classe alta da sociedade quanto para alunos da classe considerada hoje a miserável do país. Mas para aproveitá-las , os estudantes precisam ter o senso crítico e se dedicar a fundo nos estudos , pois ele é base de tudo.

      Excluir
    7. Nos dias de hoje nos jovens temos mais liberdade para expresar as nossas ideias, mas a maioria dos jovens tem vergonha de expresar as suas ideias ou medo que a sociedade não aceite.

      Excluir
    8. pamela tayse collet 3°411 de março de 2013 às 06:46

      o texto trata sobre a diferença dos anos setenta ate os dias de hoje,tambem a participaçAo dos jovens os sofrimentos que passavam para conseguir exercer seus direitos que hoje desfrutamos normalmemte uma melhor educaçao para os jovens .

      Excluir
    9. Hoje os jovens desistam muito facil;nao lutam pelo que quer,passam por momentos dificeis e ja nao quer mas saber de nada ,dai ja quer parar de estudar....Entao nao desista por qualquer coisa ,corra atras do quer va em frente;e corra atras ds seus objetivos...ler mais porque a leitura ajuda a voçe ter mais conhecimentos...porque os jovens de hoje nao tem habito de ler,e fica por fora do que acontesse no mundo de hoje

      Excluir
    10. Ana Paula Maiberg 3°411 de março de 2013 às 06:48

      Todos os jovens deveriam lutar por condições melhores na qualidade da educação ,correr atraz dos seus obejetivos ,a juventude de hoje deveria ler mais ,pois os jevens de hoje em dia não tem o habito de ler, pegar livros para ler, pois a leitura nos da mais conhecimentos.

      Excluir
    11. bom é que nos dias de hoje está
      difícil ser joven pois já não é como antes ninguem tem os mesmos costumes de dormir , brincar ,até mesmo namorar e esse texto ataca bem esse assunto que é bem interessante no sentido de que as pessoas que viveram nos anos 80 sentem saudades eos jovens alguns queriam ter nascdo naquela época e outros tem pavor de viver sem seus aparatos eletrônicos mas cada com sua opinião .

      Excluir
    12. Amanda R Marafigo 3411 de março de 2013 às 06:52

      Não deviam obrigar a ler tinha que ser por vontade nas aulas de leitura revistas que a juventude gosta de ler para aumentar o interesse pela leitura e nos nunca pararmos de ler.

      Excluir
    13. Como mostra o texto os jovens de hoje tem muito a refletir, a estudar etc etc...
      Antigamente nao tinha muitas oportunidades pra estudo como os dias de hoje...

      Excluir
    14. Francine Granemann 3º 111 de março de 2013 às 07:17

      Precisamos de mais jovens com vóz ativa na escola, jovens que não só reclamem mais tambem lutem por seu futuro e de todos. Precisamos fazer nossas proprias opiniões e faze-las atitudes, nao aceitar tudo o que nos for emposto e pronto. Discordar dessa tal "verdade" que nos é imposta pela sociedade. Essas atitudes podem tornar o mundo um pouco mais reflexivo e melhor.

      Excluir
    15. Nós, jovens, montamos objetivos e planos para o futuro, imaginamos o mundo perfeito e comentamos entre nós como queremos que as pessoas sejam, como queremos ser. Não há apenas uma palavra para definir esses desejos, mas uma que pode generalizar é liberdade. Não procuramos saber como era o passado, se os jovens de outras épocas tinham tanta liberdade quanto nós temos, mas o que temos nunca é suficiente. Se somos obrigados a fazer alguma coisa, já definimos como ruim. Mas ler já é outra história, somos obrigados a ler, mas é a única coisa que não deveria ser motivo de crítica. Todos sabemos o quanto é necessário ler, alguns acham chato, outros acham divertido, alguns gostam, outros lêem só pra passar o tempo, mas é algo necessário. A leitura deveria ser algo voluntário, então, o que falta é motivação, é mostrar o poder da leitura, pra que ela é necessária e provar o quão poderosa é a melhora pra tudo na vida de um leitor.

      Excluir
    16. Jenyffer Granemann de Souza 3°111 de março de 2013 às 07:20

      Nós jovens temos muito o que refletir e pensar sobre nossa sociedade, um exemplo disso é respeitar mais o local onde estudamos, trabalhamos, convivemos...
      Todos tem direito a dar opiniões, mais devemos aceitar o que os outros falam também.

      Excluir
    17. Andressa Moreira 3º 0111 de março de 2013 às 07:21

      Nós jovens sempre lutamos pelos nossos direitos, sempre buscamos o melhor, tentamos fazer com que tenhamos mais oportunidades. Muitos jovens tem muitas opniões sobre, mais poucos tem a corajem de expor. precisamos de mais pessoas que exponham as idéias.

      Excluir
    18. nós jovens queremos a mudança no metodo de aprendizagem por exemplo não queremos aprender algo obrigado é mesma coisa que forçar uma criança a comer algo que não quer então tem muitas matérias na escola que tem aluno que não gosta por exemplo quimica ou biologia por que não saimos usar o material que esta na escola não adianta a a escola reclamar do governo por falta de material mas quando tem o material é pouco usado temos q aprender se divertindo para poder gostar do que se aprende estamos em escolas publicas não militares onde oque o professor fala é certo e acabou boca fechada temos nossa opinião sobre muita coisa o problema que se mostramos nossa opinião o sistema escolar vem contra nos e o problema que falta união entre os jovens para combater esse sistema que ainda segue um pouco do caminho militar das escolas passadas chega disso quero uma escola onde alem de aprender quero me divertir para mim poder gostar da materia que se tem dificuldade muitos alunos nãop são muito bons em algumas materias pela falta de liberdade nas salas de aula em fazer algo diferente sair dessa de professor chegar na sala explica a materia num tedio sem alegria e passa
      atividade ninguem gosta disso e as escolas deveriam ter um patio melhor não tudo fechado para o aluno se sentir um prisoneiro

      Excluir
    19. Oliver Luan Muxfeld de Paris 3°111 de março de 2013 às 07:23

      hoje em dia quase todos os nossos problemas já estão solucionados pelos nossos antepassados .... e os problemas que sobraram são muito insignifincantes para nós nos preocuparmos.... então os jovens de hoje em dia não se importam mais com mudanças como os jovens de antigamente.

      Excluir
    20. Maria Carolina Goetten Coning 3º211 de março de 2013 às 07:45

      Os jovens dos anos 80 lutavam por aquilo que eles achavam que valia a pena. Hoje em dia nós vivemos num mundo totalmente desorganizado onde nada importa, nem mesmo o que o que se passa em nossas vidas. Um mundo globlizado que tomou conta de tudo e de todos. A vida se tornou robótica, e tudo para nós é nossos computadores e cellares.
      o texto mostrou, um detalhe muito forte, onde tudo o que acontecia era apenas mortes e mais mortes, jovens lutando por uma socieda limpa e justa.

      Excluir
    21. A juventude é algo bastante importante, para mudar uma sociedade, afinal já estudamos inclusive esses fatos na historia do planeta, como na Revolução Meiji, por exemplo, em que o Japão, mandou os jovens de seu país para estudar nos EUA e Europa, em 1860, e quando esses jovens retornaram foram capazes de modernizar o país em menos de 30 anos. Esse é um exemplo de que a educação pode mudar toda a sociedade e a realidade de um país, e que o Jovem, é a massa capaz e responsável pela mudança, e que todos nós jovens temos tanta vontade de mudar... A musica nos faz refletir essa situação uma vez que diz que os jovens muito prometem e pouco fazem! Na verdade no meu ponto de vista os jovens muitas vezes, passam pela faze de muito falar para poderem acreditar que são capazes de fazer tais mudanças... Me desespero em pensar na sociedade, sem a vontade de mudar do jevem, eu acho que todos nós temos o instinto da mudança, a esperança de mudar e a crença de que vamos chegar no futuro, e salvar nosso país... Espero que toda essa força do jovem possa transformar a história do nosso país e do nosso dia-a-dia.

      Excluir
    22. Fabiane Schons e Gabriely Oliveira 3ª 0211 de março de 2013 às 07:51

      A sociedade de hoje, principalmente os jovens, estão muito paralisados com o que acontece a sua volta, não correm, muitas vezes, atrás dos seus sonhos, por medo de serem julgados pelos outros. Essa "regra" deve ser banida do cotidiano dos jovens, como também a sociedade num todo, para que nossos descendentes vivam numa sociedade mais correta e menos problemática. Para uma melhor educação é necessário, uma maior valorização tanto do professor, tanto do aluno, para que possam se sentir bem no círculo escolar e para uma juventude leitora o correto, é conscientizar os pais, para que desde pequenos, ensinem os filhos que a leitura é muito importante na vida deles, para que se tornem adultos inteligentes e bem sucedidos na vida e que passem o mesmo ensino ( importância da leitura), para seus filhos e netos.

      Excluir
    23. Joice Ramos e Bianca Smyk 3ª211 de março de 2013 às 07:56

      Jovens sem preucupações,sem medo das consequencias que suas atitudes podem ter. Assim é que pode ser definido as caracteristicas dos jovens de hoje em dia, acreditamos que tudo esta perfeito do jeito que esta, embora tenhamos consciencia de que algumas coisas poderiam ser melhores, mas o que nos fazemos para melhora-las? Nada ou quase nada. Estamos 'sossegados' de mais para tentar fazer um mundo melhor lemos muito pouco, e acreditamos em tudo o que a midia nos diz, nos somos o que a midia quer que a gente seja...

      Excluir
    24. andre felipe goetten de oliveira3º211 de março de 2013 às 07:56

      Antigamente os jovens lutaram para ter o que temos hoje, mas ainda dá para mudar muito, não podemos nos aconfortar do jeito que está, temos que nos unir, planejar, e executar. Todos concordam que a maneira de ensino é ruim, há muitos outras formas melhorer de ensinar, só é nescessario que alguem que tenha um certo poder organizem os jovens e publique suas ideias, as ideias melhores deveriam ser encaminhadas e testadas, depois tornar padrão em todo lugar. Por exemplo o dinheiro gasto em livros que duram 3 anos, no lugar deles poderia ser comprados aparelhos eletronicos e virtualizar esses livros, assim um aluno poderia ter todos os livros que pudesse, ocupando um espaço minimo e também uma capacidade de busca muito melhor. Aos poucos temos que virtualizar tudo, discordo com os professores que nos obrigam a escrever tudo em manuscrito, digitar é muito mais fácil e rapido, a perca de tempo é muito inferior tendo uma letra legivel.

      Excluir
    25. Luis miguel ulbrich 3º211 de março de 2013 às 07:59

      Nos dias de hoje tudo é mais fácil e consequentemente mais acessível para nós jovens e as crianças, pois vivemos na era da tecnologia onde tudo está na palma da nossa mão, á um click.Somos todos privilegiados pelo que temos.

      Excluir
    26. Carla Jessica Farias 3º 411 de março de 2013 às 12:03

      Hoje em dia nós jovens temos mais liberdade, porém não sabemos como usar,ao invés de pensar em tornar nosso país em um lugar melhor pensamos em coisas fúteis, muitos lutaram para termos liberdade de falar,de escolher o que é melhor para si no entanto não fazemos nada deixamos parecer que tudo está bem,quando precisa mudar muita coisa, temos que buscar conhecimento,valorizar o estudo que muitas pessoas não tiveram e por isso foram enganadas por políticos, temos que reivindicar nossos direitos fazer valer a lei pois somos o futuro do país, somos nós que podemos mudar e ter um lugar mais digno para viver.

      Excluir
    27. Luis Miguel Ulbrich 3ª212 de março de 2013 às 13:27

      Nós não se damos conta que temos um grande poder para mudar o futuro nossa geração já se acostumou a viver na mordomia, em saber que décadas atrás os jovens não tinham tanta liberdade como temos hoje, de terem os direitos com os quais nós desfrutamos diariamente. Vivenciamos um país onde leis não de grande importância, onde ter uma roupa de marca é bacana, onde um professor ganha um salário por mês, enquanto la em brasília à uma pessoa subindo e descendo elevador para os senadores e ganhando quinze mil reais por mês, como diz aquela musica do Legião Urbana: Que país é esse?
      De que adianta ficar pensando no futuro? Se podemos com nossas atitudes fazer de nosso país um belo país.

      Excluir
  2. Daisy e Jõao Paulo 2°411 de março de 2013 às 05:11

    Nós tambem lemos o texto e ouvimos a musica, e achamos muito legal pois nos jovens temos muito pelo que lutar por exemplo no texto ele cita que enquanto muitos jovens tem muitos outros tem muito pouco, e que nós temos que deixar de se iludir,quando os outros falam que esta tudo bem quando na verdade não esta. Precisamos nos unir para mudar o mundo,e basta apenas começar mudando voce mesmo sua atitudes. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. luiz fernando e fernando11 de março de 2013 às 05:15

    A sociedade de hj vive fazendo pose , ela é desunida e muito desigual alguns tem tudo e outros nada ,vivem na miséria passando fome.

    ResponderExcluir
  4. A sociedade de hoje está muito desigual, enquanto uns estragam comida muitos outros nao tem o que comer. Os mais pobres lutam para ser alguem na vida ja muitos dos mais ricos não precisam lutar por que já crescem muito mimado, mas não é todos é claro. Os jovens de hoje não tem hábito de ler

    ResponderExcluir
  5. Em nosso país a muito o que lutar então esses jovens que ficam só nas redes sociais reclamando , poderiam muito bem parar de reclamar e tentar mudar um pouco de tudo isso . è claro que nem todos são assim porque como diz no texto a muita desigualdade enquanto tem crianças ja trabalhando para ajudar em casa trabalhando pra ter o que comer na hora do almoço essas patricinhas e plyboyzinhos ficam ai gastando dinheiro em bobeiras e reclamando da vida boa que tem .

    ResponderExcluir
  6. achei muito irado antigament eles lutavam por direitos e hoje em dia nos temos td ñ precisamos lutar por direito pois já temos
    enquanto tem pessoas na febem tem outras se divertindo na disney
    os adolescentes apenas reclamam do q tem e ñ sabem q tem gent q dariam td pra ter uma boa eskola um bom livro pra ler uma boa ksa etc...

    ResponderExcluir
  7. alunos se respeitarem entrer si , usar mais o diálogo , fazer alguma aula diferente tipo sair da escola para mostrar as pessoas como podem se enteresar pela leitura . Mostrar que a leitura é importante para a nossa vida e que esta em todo o lugar que estamos . o governo ajudar tipo mandar livros bons como parecido com o livro do tosco . que mostre a realidade da vida e como podemos mudar para melhor .

    ResponderExcluir
  8. Há tanto meios de mudar o mundo porém as pessoas deviam dar valor para as coisas mais simples. Escola é o meio de aprender e depois de muito estudo, ser alguém na vida. Não adianta pensar que o mundo esta uma "droga" como muitos dizem se não fazermos algo para melhorar a realidade em que vivemos. Somos a geração que ainda podem mudar a sociedade de hoje em dia, mas para isso é preciso de colaboração e atitude!

    ResponderExcluir
  9. É isso aí! Vivemos fazendo POSE dizendo que o mundo precisa mudar, mas o que fazemos para melhor a nossa escola, nossa cidade, o mundo?

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia as desigualdades são muito grandes,mais nos podemos mudar o mundo,no nosso país tem muitas coisas para nos lutar principalmente contra as drogas,as violencias,e tambem contra o abuso de menores que hoje virou um problema,como a droga tambem.Podemos acabar com isso se paramos para pensar bem oq cada pessoa tem feito.

    ResponderExcluir
  11. Uma boa solução seria dar mais opções de livros com historias interessantes para os jovens. Fim (:

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia tem muitas desigualdades ,preconceitos com as pessoas e muito mais ,agora para mudar tudo isso precisamos lutar ,para que o nosso mundo seja digno ,sem violensia ,sem drogas,sem preconceitos, mas que precisa mudar tudo isso somos nos .

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com o texto e a música, nos tempos de hoje estamos nos propondo varias promessas e mudanças mais nao nos mechemos para por em pratica isso. Nosso mundo vem evoluindo cada dia que passa, a tecnologia, as inovaçoes, etc . Tudo isso contribui com a nossa educaçao e por um lado pode nos prejudicar, pois com o avanço da tecnologia estamos deixando de lado os recursos que os jovens dos tempos passados tinham, antigamente eles tinha que ir um busca de tudo, para suprir suas duvidas e conhecimentos.E hoje em dia temos tudo pronto assim prejudicando nosso raciocinio.

    ResponderExcluir
  14. eu concordo com o texto, pois as pessoas querem mudanças e cobram mudanças mas não fazem nada nenhuma ação digna para poderem possuir essas mudanças. precisamos de muito mais ação para podermos ser recompensados por isso. achei bem interessante a parte em que ele fala da ditadura uma pura verdade; depois que varias pessoas lutaram pelos seus direitos e conseguiram a abolição da ditadura nos podemos desfrutar desse direito a nós concedidos. realmente os jovens estao deixando a desejar no quesito busca por direitos... pessosal vamos lutar pelo que é nosso, pelo que pode ser nosso, vamos ter mais iniciativa e mostrar que nós a geração jovem somos capazes de conseguir o que queremos!!!

    ResponderExcluir
  15. não adianta apenas esperar de braços cruzados questionando que o mundo presisa mudar, ajude-o amuda-lo e a atitude so depende de voce.não questione lute para um mundo melhor...PENSE NISSO.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. NAO ADIANTA Sò DIZER Que O MUNDO PRECISA SER MUDADO,VC DEVE FAZER ALGO PARA QUE O MUNDO SEJA MUDADO POR VC MESMO POR SUAS OPINIÃO SUAS ATITUDES SUAS MANEIRAS DE SER PENSAR E AGIR... E VIVEMOS QUERENDO SER UM MAIS QUE O OUTRO E NA VERDADE TODO MUNDO E IGUAL;e o que a gente fazer de bom para o mundo com intençao de melhorar isso dara certo pois cada um deve fazer sua parte.. e lembrar que ninguem e maior que ninguem todos somos iguais.

    ResponderExcluir
  18. O texto fala sobre os sofrimentos vividos pelas pessoas durante os anos 70 e 80, e compara como nós vivemos hoje. E como os tempos mudaram!Naquela época os jovens sofriam muito, e não tinham outra alternativa hoje os jovens só sofrem se quiserem pois existem os estudos que auxiliam para acharmos um emprego em que nós possamos gostar e ganharmos um dinheiro bom que possamos nos sustentar e comprarmos aquilo que queremos

    ResponderExcluir
  19. Daniel Pegoraro Dal Bosco11 de março de 2013 às 05:55

    Antigamente os jovens lutaram para ter o que temos hoje, mas ainda dá para mudar muito, não podemos nos aconfortar do jeito que está, temos que nos unir, planejar, e executar. Todos concordam que a maneira de ensino é ruim, há muitos outras formas melhorer de ensinar, só é nescessario que alguem que tenha um certo poder organizem os jovens e publique suas ideias, as ideias melhores deveriam ser encaminhadas e testadas, depois tornar padrão em todo lugar. Por exemplo o dinheiro gasto em livros que duram 3 anos, no lugar deles poderia ser comprados aparelhos eletronicos e virtualizar esses livros, assim um aluno poderia ter todos os livros que pudesse, ocupando um espaço minimo e também uma capacidade de busca muito melhor. Aos poucos temos que virtualizar tudo, discordo com os professores que nos obrigam a escrever tudo em manuscrito, digitar é muito mais fácil e rapido, a perca de tempo é muito inferior tendo uma letra legivel.

    ResponderExcluir
  20. daiana paes e simone marafigo 3°411 de março de 2013 às 06:41


    o texto e a música querem expressar nada mais do que a comparação do jovem dos anos 70 com os de hoje. pois naqueles anos os jovens precisavam arriscar suas vidas para lutar por um mundo melhor. ja hoje temos a liberdade de se expressar porém não temos a força de vontade suficiente para realizarmos o simples ato de ler um livro...

    ResponderExcluir
  21. Taina Tatiane 3º ¹11 de março de 2013 às 07:16

    Antes as coisas eram mais difíceis e todos davam mais valor por esse motivo, hoje as coisas são mais fáceis, antes eles queriam mudar, queriam mais liberdade, e tiveram, agora essa liberdade está sem limites, e querem mudar novamente, todos querem mudar, mas nem todos tentão, somos muito preguiçosos quando se trata de mudar, queremos mas não corremos atras, muitos estão preocupados com a reputação, do que, com a sua vida no futuro, precisamos querer e fazer com o que é certo aconteça.

    ResponderExcluir
  22. Gildnei Poffo Granemann 3º111 de março de 2013 às 07:16

    Antigamente os jovens lutavam pelos direitos, por o que realmente importava para eles, eles iam atrás. Nos dias de hoje eles criticam muitas coisas, mas quando tem a oportunidade de fazer algo para mudar se escondem atrás de atitudes muitas vezes covardes.

    ResponderExcluir
  23. Hoje em dia nós jovens ja temos liberdade,não precisamos lutar pra conceguir nosso espaço na sociedade,mas mesmo assim tem uns joves que tem medo de expressar suas opiniões e conceitos para ajudar a vivermos melhor na vida social.

    ResponderExcluir
  24. thais paula rodrigues 3ª111 de março de 2013 às 07:18

    hoje em dia os jovens tem medo de se expressa e ponhar para fora o que quer medo da sociedade nao aceitar oque queria de melhoras do mundo de hoje pois nao temos a vontade suficiente para mudar o mundo

    ResponderExcluir
  25. O Texto mostra que antigamente as pessoas corriam atras do que queriam, e hoje em dia estão acostumados a ter tudo nas mãos, como o texto fala antes éra o tempo dos punks, metaleiros, goticos e hoje é o tempo dos play boys, por isso o mundo está mau acostumado a correr atras do que se quer como antigamente.

    ResponderExcluir
  26. A escola precisa de mais jovens com bom senso crítico, com vontade de mudar, mas não apenas aquela vontade tipo "POSE",mas sim aquela que questiona, crítica vai atrás, tem idéias para transformar algo comum em algo transformador. A escola precisa tem mais pessoas qe leiam, tenham idéias, atitudes. Assim como os jovens do nosso passado faziam, transformavam idéeias em fatos, suas vontades em realidade, por meio de protestos ... A esacola e o Mundo em geral necessita de mais atitudes inteligêntes do que idéias que favorecem apenas alguns. Nós jovens temos o dever de nos informar, saber de nossos direitos, questionar, e fazer com que a nossa voz seja ouvida. Mas para isso precisa de instrução, muita leitura, conhecimento, senso crítico, e atitude. E isso não começa apenas na adolecência, mais sim na infência já, porisso em minha opinião , os professores devem estimular mais as crianças para que cresçam com idéias inovadoras e com vontade de as fazerem valer. ;D

    ResponderExcluir
  27. Aynoã Maia da Costa 3°111 de março de 2013 às 07:19

    Com tudo que vimos,ouvimos e lemos temos quer ser mais cuidadosos com o que fazemos por isso pode afetar a próxima geração porque a nossa é a pior delas e então temos quer ver no que erramos agora para que nosso filhos e netos não façam pior e que a geração deles sejam melhor que a nossa....

    ResponderExcluir
  28. stephanie Grobe 3ª111 de março de 2013 às 07:22

    Os jovens hoje estão mais preocupados com o que vão vestir,o sapato que vão usar e com quantos meninos(as) vão ficar com uma educação de qualidade.Ao inves de ficar em frente ao computador, no faceboook, porque não vão procurar um texto na internet, ou uma simples frase.

    ResponderExcluir
  29. teve um tempo em que os jovens faziam o que queriam sem se preocupar com as consequensias que iam ter.nos tempos de hoje boa parte das coisas mudou , mais a maioria das pessoas ainda pensam que estao naquele tempo , os jovens de antes tinham mais liberdade para fazer as coisas que lhe davam vontade , ja os de hoje temem mais a lei.

    ResponderExcluir
  30. Emilio Josué Padilha,Manoely Silva11 de março de 2013 às 07:22

    Não adianta dizer que o mundo precisa mudar.Se nós não tomarmos atitudes.
    Os jovens de antigamente lutavam pelos direitos que nós temos hoje.E nós vamos lutar para que? Temos muito para melhorar,os problemas são outros.Principalmente no ensino ensino de hoje nas escolas.
    Mas também não adianta a gente tomar-mos iniciativas em vão e nossos superiores não se importerem com nossa opinião......

    ResponderExcluir
  31. eu acho que nos anos 70 80 a juventude lutou muito para tem uma liberdade,que hoje em dia temos mais só que hojem em dia esquecemos de lutar vivemos a liberdade controlada apessar de temos mais liberdade do que antigamente na epoca da ditadura,mais esquecemos de lutar por alguns diretos ou sobre coisas que estão errada e dexamos de agir ficamos de brços cruzado esperando a vida passar esperando a justiça agir e emquanto isso as coisas ficam do geito que ta.
    A Juventude lutou muito antigamente pela liberdade e e a nossa geração esqueceu desse dever.

    ResponderExcluir
  32. As pessoas não sentem saudades daquela época, pois saudade só se sente daquilo que já se viveu. Mas sim existiu a VONTADE de viver naquilo onde o mundo era diferente. Para que sentir vontade de voltar a uma história perdida? Talvez ainda existisse algo bom naquele tempo, como a música, as grandes lutas pela liberdade em que os jovens entravam em busca de seus direitos. As pessoas esquecem de viver o presente, pensam muito no futuro, mas nunca esquecem do passado, passado esse não tão "colorido" como alguns jovens acham. A juventude de hoje em dia deveria pensar em viver mais sem pensar nas consequências só que com um limite, e com regras a serem seguidas, regras essas impostas por pessoas que viveram naquela época fria, e sabem que nem tudo foi mil maravilhas. :)

    ResponderExcluir
  33. A juventude dos anos 70 e 80 realmente era mais liberal do que a nossa, mas hoje temos mais liberdade de pensamento, podemos lutar por nossos direitos, e devemos ler mais, a leitura é a chave para a porta de todo conhecimento. Os jovens de hoje deveriam se importar em ler mais, porque a nossa antiga juventude lutou pela liberdade que temos hoje e a nossa geração simplesmente não se importa.

    ResponderExcluir
  34. Em qualquer geração, o jovem necessita muito de liberdade, e, por isso, muitos desses decidem lutar pela tal. E isso é o que caracterizou os anos 70 e 80, onde jovens usavam de sua rebeldia para conquistar o próprio espaço...
    Grandes ícones da música brasileira surgiram nesse tempo, eles, então, usavam de canções para dizer o que realmente sentiam pelo modo do páis andar e as vezes eram mal julgados, sendo que eles só queriam um espaço na sociedade que só pensa em si mesmo.
    A juventude atual digamos que está um pouco confortada, vive somente dos méritos de uma juventude que já se foi, mas aí é que está a questão, se nós parássemos para pensar que nós somos o futuro da grande nação brasileira e que temos o direito de termos o nosso espaço, garanto que cada um iria atrás. Por isso temos que tomar as rédias e fazer dessa nossa sociedade um lugar onde qualquer pessoa possa expressar a sua opinião sem ser julgado errado. Vamos buscar nosso espaço assim como os jovens de 'antigamente' fizeram, vamos fazer do Brasil, um país realmente para todos.

    ResponderExcluir
  35. Os jovens de agora não aproveitam a liberdade que tem, a juventude é muito acomodada. Temos tudo nas mãos por isso não corremos atras dos nossos direitos.Sâo poucos os que pensam em mudar alguma coisa, que fazem a diferença, por serem poucos não conseguem mudar muita coisa,pois não contam com o apoio de ninguem. O grande problema é que essa juventude acomodada será o Brasil de aqui alguns anos.

    ResponderExcluir
  36. Eu achei que o texto é de uma forma um chamado de atenção dos jovens para os acontecimentos frequentes da nossa sociedade. A sociedade em geral, necessita de jovem mais criticos e que nao tenham medo de dar a cara a tapa, que sejam corajosos o suficiente para assumir o que fazem. Precisamos de gênios, o de uma tecnologia inteligente que possibilite os jovens de hoje em dia a aumentar o seu nivel intelectual, podendo formar assim, genios. E é importante tambem que esses recursos começem desde cedo, pois crianças com idéias maduras, e com disponibilidade de estudos. tendem a se formar jovens com idéias brilhantes.

    ResponderExcluir
  37. Os jovens nunca aceitaram que seus direitos nao fossem cumpridos, nunca fugem de uma luta pelo que acham certo. Todos temos sonhos, e nunca deixamos de correr atras deles, mesmo que se não obtivermos sucesso, no final podemos dizer que tentamos e por isso nunca deixamos de tentar. O pensamento da maioria dos jovens de hoje é de lutar para deixar seu nome marcado de alguma forma na memória das pessoas, deixar um legado, transformar o mundo para que seus filhos possam viver em uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  38. Gislaine RIbeiro e Nicolly Cury 3°211 de março de 2013 às 07:57

    Bom nós achamos que a mente dos jovens e de adolescentes deveria , mudar, nós jovens deveriamos lutar mais por uma educação melhor , por um futuro melhor ! e parar de viver sem compromissos , e começarmos a nos preucupar com nossas ações e deveres.Os jovens de hoje em dia vivem loucamente e ja está na hora de começarmos a mudar isso e batalharmos mais para a mudança ,para garantirmos um futuro melhor. =D

    ResponderExcluir
  39. Eu Acho que hoje em dia os jovens tem medo de se expressa e ponhar para fora o que quer medo da sociedade não aceitar oque queria de melhor para o mundo de hoje pois não temos a vontade suficiente para mudar o mundo

    ResponderExcluir
  40. Liliane Alves dos Santos 3º0411 de março de 2013 às 18:46

    Nós, jovens dos dias atuais não nos preocupamos com o mundo daqui pra frente, estamos na era da modernidade, onde tudo o que temos, ganhamos de mão beijada, sem ao menos se interessar como será o futuro, estamos acomodados com a mordomia sem pensar no dia de amanhã. Hoje temos liberdade de expressar nossas opiniões, mas isso só ocorre porque a juventude dos anos 70 e 80 conquistou-a e nós não damos valor. Devemos nos esforçar mais para fazer um futuro melhor, pois o futuro será nós. Os jovens devem buscar mais conhecimento através da leitura, tenho certeza que será um ótimo guia para alcançar o objetivo de fazer a diferença, onde os pensamentos, sentimentos, opiniões e ideias dos jovens possam ser vistas como solução para mudar o mundo, perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  41. É verdade tantos problemas pra resolver no no país

    ResponderExcluir