sábado, 4 de outubro de 2014

FILME A HORA DA ESTRELA

Filme baseado na última obra publicada em vida por Clarice Lispector (1920 - 1977), A Hora da Estrela conta a história de uma nordestina - Macabéa - que vai para o Rio de Janeiro e se torna datilógrafa sem saber datilografar. Na cidade grande, Macabéa começa "namorar" Olímpico, outro nordestino que, diferente de Macabéa, tem desejo de "crescer na vida" tornando-se político. De acordo com uma cartomante, mesmo demitida e abandonada pelo "namorado", a estrela de Macabéa irá brilhar, o que acontece no final quando o alemão Hans entra em seu caminho com sua luxuosa Mercedes-Bens. Chega pois, a Hora da Estrela.


FILME GRANDE SERTÃO (1965)

Filme baseado na obra prima do escritor brasileiro Guimarães Rosa (1908 - 1967), Grande Sertão: Veredas. Neste livro, Riobaldo (ex-jagunço) conta sua história a um interlocutor desconhecido (que nem no final do romance é revelado). Riobaldo fala sobre suas experiências  como jagunço, a traição de Hermógenes e sua amizade/amor com Reinaldo, também chamado de Diadorim, Ao final do romance, Diadorim tendo matado e sido morto em uma luta com Hermógenes, Riobaldo descobre que Diadorim era na verdade uma mulher - a filha do chefe jagunço Joca Ramiro - que se transvestia de homem para vingar a morte do pai.
A narrtiva inova na linguagem e no final da narrativa, que não se encerra com ponto final, mas com o símbolo do infinito.




FILME MORTE E VIDA SEVERINA

Filme baseado na obra prima do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto (1920 - 1999), pertencente a 3° fase do Modernismo Brasileiro. Morte e Vida Severina - Auto de Natal Pernambucano é um poema dramático, inspirado na literatura de cordel, conta a viagem de um Severino Retirante que saiu da caatinga para buscar uma vida melhor em Recife. 
Vale a pena conferir a saga desse retirante que em busca da vida encontrou a morte, mas quando decidiu morrer reencontrou a esperança na vida.


POR QUE NOSSA POLÍTICA É TÃO BURRA?

Na véspera das Eleições 2014, vale refletirmos um pouco sobre o nosso sistema político e o motivo de ser tão ineficiente.