domingo, 25 de setembro de 2011

NOVO REGULAMENTO DA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO EEB IRMÃ IRENE

OLIMPIADA DO CONHECIMENTO DA EEB IRMÃ IRENE 2011
OBJETIVO
            Ser  a primeira equipe a responder corretamente  1(uma) pergunta sobre 5  assuntos diferentes.

PREPARAÇÃO
·         Cada jurado e cada líder de equipe receberá uma tabela para anotar os assuntos sobre os quais consegue responder corretamente.
·         Um dos jurados embaralha as cartas de assuntos e as  empilha  com a face virada para baixo em uma mesa especifica visível a todos: equipes e jurados. 
·         Sorteia-se a ordem  de participação.

CARTAS DE ASSUNTOS
            São três tipos de cartas de assunto:
·         Cartas que indicam um único assunto sobre o qual a equipe deve responder. Ex.: Matemática
·         Cartas que indicam dois assuntos, que permitem a equipe escolher qual deles deseja responder. Ex.: Matemática ou História
·         Cartas “qualquer assunto” que dão a possibilidade da equipe escolher sobre qual assunto deseja responder. Há duas cartas deste tipo apenas.

O JOGO
            Cada equipe deverá  responder corretamente 5 (cinco) perguntas cada uma sobre um assunto diferente.
            Ao chegar sua vez  de responder, o líder  vai até a mesa onde se encontram as cartas assunto e retira a primeira do monte lê o assunto em vós alta entrega aos jurados e volta para a equipe que deverá responder a uma pergunta sobre o tema indicado nela. Se a carta indicar dois assuntos o líder  terá 30 segundos para discutir com a equipe e  anunciar sobre o qual sua equipe quer responder. Se a equipe acertar coloca-se  um  X na coluna do assunto que se refere. Se errar deixa não é marcado nada tabela.
            A  equipe terá o direito de uma única resposta e apenas um integrante deve dar a resposta da questão no tempo máximo de 1 (um) minuto NÃO SENDO PERMITIDA CONSULTA A NENHUMA FONTE OU MATERIAL. Será valida a primeira resposta independente de haver ainda tempo.
            Se a equipe retirar uma carta indicando “qualquer assunto” poderá escolher qualquer assunto para responder.
            Se a carta retirada foi de desafio, a equipe deve cumpri-lo de acordo com as instruções recebidas. O cumprimento do desafio , assim como a resposta das questões, será avaliado pelos jurados. A equipe só  terá a chance de um novo descarte após cumprir o desafio recebido
            Cada equipe terá o direito de uma pergunta por rodada.
            As perguntas serão feitas na ordem em que se encontram na lista entregue aos jurados no inicio do jogo. Estas perguntar serão perguntas diretas e objetivas exigindo interpretação e raciocínio lógico para reponde-las.
            A tabela de anotações da equipe deve estar em concordância com a tabela dos jurados para ser válida.
            A equipe que com seguir, em primeiro lugar, responder corretamente sobre cinco temas diferentes será a vencedora.

OS JURADOS
            Caberá aos jurados:
·         Conferir a ordem das perguntas;
·         Conferir as respostas dadas pelas  equipes e fiscalizar se não houve consulta;
·         Anotar nas tabelas referente a cada equipe  os assuntos respondidos corretamente;
·         Avaliar o cumprimento dos desafios;
·         Confirmar a vitória da equipe que primeiro responder as 5 questões sobre os 5 temas diferentes.

OS ASSUNTOS



Para o Primeiro Ano
·         Arte;
·         Biologia
·         Português
·         Matemática
·         História
·         Geografia
·         Esportes
·         Atualidades
·         Entretenimento
·         informática
·         DESAFIO
Para o Segundo Ano
·         Arte;
·         Sociologia
·         Português
·         Matemática
·         História
·         Geografia
·         Esportes
·         Atualidades
·         Entretenimento
·         informática
·         DESAFIO
Para o Terceiro Ano
·         Arte;
·         Biologia
·         Português
·         Matemática
·         História
·         Esportes
·         Atualidades
·         Entretenimento
·         informática
·         DESAFIO

Para  a Oitava Série
·         Ciência
·         Geografia
·         Português
·         Matemática
·         Esportes
·         Atualidades
·         Entretenimento
·         Informática
·         DESAFIO


DAS EQUIPES
      Cada equipe deverá eleger um aluno líder que deverá estar identificado durante toda a Olimpíada.
       Cada equipe deverá efetuar o pagamento de R$ 1,00 (hum real) por integrante, para custeio da premiação.
              A organização e a apresentação de cada equipe são de responsabilidade de seus componentes
            Representa as equipes  o aluno líder, que defenderá os interesses da equipe, em caso de reclamações junto à Organização.
            As equipes deverão apresentar-se, durante todas as etapas da Olimpíada, de forma harmônica com espírito cordial e afetivo.
            A equipe que provocar a desarmonia ou qualquer tumultuo poderá ser desclassificada da Olimpíada.
            Qualquer explicação sobre perguntas, respostas e desafios deverá ser solicitada exclusivamente pelo aluno líder da equipe.

PREMIAÇÃO
            Serão vencedoras as equipes que primeiro responderem as 5 questões dos 5 assuntos diferentes em suas categorias: 8ª Série, 1° ano, 2° ano e 3° ano.
            A premiação será definida pelo valor arrecadado em cada categoria.

CRONOGRAMA (a conferir)
DATA
ETAPAS
HORÁRIO
06/10/2011
8ª SÉRIES
2° ANOS
8 horas
10 horas
10/10/2011
3° ANOS
8 horas

11/10/2011
1° ANOS
8 horas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

VIII FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA E IV FEIRA DO CONHECIMENTO



Aconteceu dia 16 de setembro em Curitibanos a VIII Feira Regional de Matemática e a IV Feira do Conhecimento. A Escola de Educação Básica Irmã Irene, mais uma vez esteve presente com 10 projetos orientados pelos professores: Ana Rambo, Elizeu Tomasi,  Flavio Brito e Claucia. Mais uma vez foi uma  brilhante participação onde tivemos 06 destaques sendo 01 para a Feira Catarinense de Ciências e Tecnologia (professora Claucia), 02 para a Feira Catarinense de Matemática (professora Ana) e 03 para a MOCISC (professora Ana, Elizeu e Flávio). A todos os alunos que brilhantemente representaram a nossa escola parabéns!

(Avelino e Nataly projeto A Estatística da Rede de Prevenção às Drogas da EEB Irmã Irene)

(Avelino e Willian projeto "A Estatística da Rede de Prevenção às Drogas na EEB Irmã Irene)

( Angelis projeto "RDC 47: Descomplicando as Bulas de Remédios)



(Esperando a premiação...)

(Lanche do Weligton e da Galera)

(Karine, Jessica,  Gabriel e professora Dominique a galera da professora Claucia que vai para Feira Catarinense de Ciências e Tecnologia)

(Josi, professor Flávio e professora Ana Rambo... em outubro na  MOCISC

(Angelis Menção Honrosa com o projeto RDC: Descomplicando as Bulas de Remédio)

(Willian, Nataly e Avelino Destaque para MOCISC com o projeto A Estatística da Rede de Prevenção às Drogas da EEB Irmã Irene)

(Professor Elizeu,  professor Flavio e professora Ana Rambo... esses "não fizeram nada" o dia todo, só foram orientadores de 05 dos 06 projetos destaques da EEB Irmã Irene - Imaginem se fizessem alguma coisa...)


PARABÉNS  A TODOS  OS ALUNOS E PROFESSORES 
QUE PARTICIPARAM DAS FEIRAS!
QUE VENHAM AS  FEIRAS DE MATEMÁTICA
CIÊNCIAS, A
MOCISC
E MUITO MAIS!

PS. Quem tiver mais fotos me enviem que acrescento zeu.tomasi@yahoo.com.br 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

REGULAMENTO DA I OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO EEB IRMÃ IRENE


1.       JUSTIFICATIVA
A OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO EEB IRMÃ IRENE surgiu da necessidade de revisar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano nas diferentes áreas do conhecimento e de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem estimulando a  criatividade e a  competição sadia, solidária  e construtiva entre os alunos do ensino médio matutino  e oitavas série da EEB Irmã Irene durante os dias 07,10 e 11 de 0utubro de 2011.

2.       OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral
·         Proporcionar uma revisão dinâmica e multidisciplinar de conhecimentos gerais/atualidades.

2.2. Objetivos específicos
·         Revisar o conteúdo trabalhado nas diversas disciplinas do currículo escolar do ensino médio
·         Proporcionar o debate dinâmico entre os educandos.
·         Reforçar os laços de sociabilidade e entrosamento entre os alunos.
·         Estimular a competitividade sadia entre os alunos.

3.       Das equipes
3.1.1.        Todas as equipes são iguais perante a organização.
3.1.2.        As equipes devem ser compostas somente pelos alunos matriculados na referida turma não podendo haver trocas ou permuta de alunos entre turmas.
3.1.3.        Cada equipe pode contar com 1(um) professor integrante.
3.1.4.        Cada equipe deverá eleger um aluno líder que deverá estar identificado durante toda a Olimpíada.
3.1.5.         Cada equipe deverá efetuar o pagamento de R$ 1,00 (hum real) por integrante, para custeio da premiação.
3.1.6.        A organização e a apresentação de cada equipe são de responsabilidade de seus componentes.

§ É reservado o direito à Comissão Organizadora e/ou direção da escola de interferir quando de alguma forma a organização e a apresentação de uma equipe ferir ou ameaçar o interesse ou o bom andamento da Olimpíada.

3.1.7.        Representam as equipes  o professor e o aluno líder, que defenderão os interesses da equipe,em caso de reclamações junto à Organização.
3.1.8.        As equipes deverão apresentar-se, durante todas as etapas da Olimpíada, de forma harmônica com espírito cordial e afetivo.

§ A equipe que provocar a desarmonia ou qualquer tumultuo  poderá ser desclassificada da Olimpíada.

3.1.9.        As equipes deverão manter um tratamento cordial com seus componentes, com as demais equipes e com qualquer um dos presentes; não sendo toleradas palavras de baixo calão, ou que ofendam qualquer individuo.

§  A Organização e a Direção da Escola são soberanos em suas decisões avaliando o regulamento sobre causas e efeitos provocados pelas equipes e seus componentes.

3.1.10.    É proibido aos integrantes ingerir ou portar bebida alcoólica, cigarro ou qualquer tipo de droga durante as etapas da Olimpíada.
3.1.11.    Qualquer explicação  sobre perguntas, respostas e desafios deverá ser solicitada exclusivamente pelo professor ou pelo aluno líder da equipe.


4.       Das Penalidades
4.1.1.        Todas as equipes responderão por atos individuais de seus integrantes
4.1.2.        AS penalidades serão as seguintes:
a)       Advertência
b)      Expulsão de componentes
c)       Eliminação da Equipe

§ 1° A advertência só será imposta uma única vez por equipe.
§ 2° A expulsão de componente da equipe virá sempre acompanhada do rebaixamento da equipe e será aplicada sempre que a Comissão Organizadora entender que o componente cometeu falta grave.
§ 3° A eliminação da equipe será decidida pela Comissão Organizadora com a ausência da equipe ou não, pelo cometimento de faltas gravíssimas.

4.1.3.        Qualquer dano ao prédio ou patrimônio da escola ou do ambiente onde ocorrer qualquer das etapas da Olimpíada será custeada pelo componente que causar este dano ou pela equipe.

5.       Da Comissão Organizadora
5.1.1.        A comissão será formada por professores, orientadora pedagógica e direção.
5.1.2.        A comissão deve buscar imparcialidade sendo excluída a possibilidade de promiscuidade com qualquer equipe, sob pena de anulação da prova.
5.1.3.        A comissão é soberana em suas decisões.

6.       Da Premiação
6.1  A premiação para a equipe vencedora em primeira colocação ainda será definida pois depende da verba arrecadada com as inscrições


7.       Das Etapas
A Olimpíada do Conhecimento será dividida em duas fases.  Sendo a primeira fase disputada entre as turmas de 1°, 2° e 3° anos e das 8° séries, afim de classificar 1(uma) turma por série para disputar a segunda fase escolar. Nesta segunda fase, a turma classificada para representar cada uma das séries do ensino médio se enfrentarão em uma competição de conhecimentos gerais e desafios surpresa.
7.1. Primeira etapa.
7.1.1          A primeira etapa da Olimpíada de Conhecimento  consiste na disputa entre as turma de cada série do ensino médio para escolher uma equipe  representante de 1°, uma  de 2° e uma de 3° anos e da 8° série para a segunda etapa de olimpíada.
7.1.2          Nesta etapa disputarão separadamente as turmas de 1°, 2°, 3° ano e 8° séries em uma prova contendo perguntas  de conhecimentos nas diversas disciplinas que compõe o currículo da série especifica. Deverão participar dessa etapa todos os alunos das turmas dispostos em filas  no pátio em frente ao palco, levando em consideração o número de alunos na menor turma.
7.1.3          O objetivo é colocar todos os alunos da turma em uma outra fila em cima do palco.  Cada aluno terá o direito de subir ao palco após responder corretamente uma pergunta  dentro do conteúdo de sua série feita aleatoriamente.  Enquanto a turma acerta segue respondendo, ao errar passa a vez para a turma seguinte. A turma que colocar todos os seus alunos no palco primeiro é classificada para a segunda etapa.
7.1.4          Será considerado o número de alunos da menor turma. A turma que exceder o número de alunos terá a quantia excedida já colocada no palco. Nesse caso, caberá ao líder da turma determinar qual (is) aluno (s) já irão para  o palco.
7.1.5          O líder da turma deverá ser o primeiro a responder.
7.1.6          O aluno só sai da sua posição após responder corretamente a pergunta.
7.1.7          A turma não poderá fazer uso de material de pesquisa nem soprar resposta para o aluno que deve responder. Caso sopre ou faça uso de qualquer tipo de material de pesquisa dois alunos que já responderam deverão voltar para a fila de espera.
7.1.8          Qualquer dúvida referente às questões e as respostas dessa etapa poderão ser manifestadas pelo líder da turma mediante fonte da resposta.

7.2      Segunda etapa
7.2.1          Nesta etapa participarão: uma turma de 1° ano, uma turma de 2° ano e uma turma de 3° ano todas as três classificadas na primeira fase. Aqui, as equipes disputarão em tabuleiro dividido em temas de conhecimentos gerais (esportes, ciências,  história, geografia, entretenimento, arte e cultura) , raciocínio lógico e desafios (provas físicas e/ou pinga fogo)
7.2.2          Um dos alunos da turma será “pino” do jogo e andará sobre o tabuleiro. A turma  jogará o dado e aluno “pino”  andará o número de casas do dado devendo a turma responder uma pergunta da categoria correspondente.
7.2.3          Nesta etapa, a equipe poderá fazer uso de qualquer material pesquisa no entanto terá apenas 1 (um) minuto para dar a resposta. Só será valida a primeira resposta dada no microfone. A turma só segue no tabuleiro com a resposta correta.
7.2.4          As tarefas desafio terão duração e objetivos pré-determinados.
7.2.5          As tarefas desafio  deverão ser cumpridas no palco ou em local determinado pela Comissão Organizadora.
7.2.6          O julgamento das tarefas desafio serão unicamente  missão do corpo de jurados.
7.2.7          Ganhará a turma que primeiro completar o percurso. 

8.       Cronograma
DATA
ETAPAS
HORÁRIO
07/10/2011
1° etapa 3°  anos
1° etapa 8°  séries
8 horas
10 horas
10/10/2011
1° etapa 1° anos
1° etapa 2° anos
8 horas
10 horas
11/10/2011
2° etapa (final) com as turmas classificadas
A definir

9.       Das Disposições Gerais
9.1. À todas as equipes e participantes será dado conhecer este regulamento.
9.2. Este regulamento será disponibilizado para os lideres de equipe e estarão disponíveis nos murais da escola e no blog WWW.zeutomasi.blogspot.com.
9.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da Olimpíada
9.4. A Comissão Julgadora será escolhida previamente pela Comissão Organizadora  e só  será conhecida durante a Olimpíada.


COMISSÃO ORGANIZADORA
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO DA EEB IRMÃ IRENE


PS. Qualquer dúvida ou sugestão pode ser postado como comentário nesse blog, por e-mail ou pessoalmente com o professor Elizeu

domingo, 4 de setembro de 2011

UFSC: OBRAS E AUTORES PARA VESTIBULAR 2012

O Vestibular está aí! 
É bom ir colocando a leitura em dia... 



Quem pretende prestar vestibular para Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, segue a lista dos livros indicados no edital do vestibular 2012



INOCÊNCIA, de Visconde de Taunay
MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MELÍCIAS, de Manuel Antonio de Almeida
O PAGADOR DE PROMESSAS, de Dias Gomes
AMRIK, de Ana Miranda
JORGE, UM BRASILEIRO, de Oswaldo França Junior
A CIDADE ILHADA, de Milton Hatoun
TREZE CASCAES, de  Adolfo Boss e Outros

Não deixe para se preocupar com o Vestibular em cima da hora.


Lembre-se: enquanto nos últimos três anos (Ensino Médio) você curtiu a vida, vibrando por cada dia sem aula ou cada aula em que foi dispensado do colégio; haviam vestibulandos (para muitos CDFs/NERDs) se preparando para ir bem nessa prova.

Mais informações sobre o vestibular UFSC 2012 em: http://www.vestibular2012.ufsc.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CAMINHADA DA INDEPENDÊNCIA


Sob o azul do céu  e amarelo contagiante do sol, aconteceu hoje, dia 01 de setembro A Caminhada da Independência ocorrida as oito horas da manhã na frente da Secretaria Municipal de Esportes. O evento realizado pela Secretária de Educação em parceria com a Escola de Educação Básica Irmã Irene e Maria Salete Cazzamali contou com a execução do Hino Nacional e do Hino da Independência e o hasteamento das bandeiras. Após os hinos, o público formado por alunos, professores e munícipes seguiu em caminhada pela Avenida XV de Novembro retornando pela Avenida Nereu Ramos. A multidão monida de de bandeiras e sob as cores verde e amarelo chamaram atenção das pessoas nas ruas e no comércio. A atividade abre as comemorações da semana da Pátria.


Na ocasião, o aluno Weligton Lucas Baschera do 2° ano 01 do Ensino Médio da EEB Irmã Irene fez a leitura da dissertação de sua autoria intitulada "Um Brasil tão nosso e a nossa cara". O texto foi escrito durante as aulas de língua portuguesa e é um dos textos finalistas para representar a escola no IV Concurso de Redação do Senado Federal.