quarta-feira, 20 de julho de 2011

DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO



1.Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.


3. Anule aliterações altamente abusivas.


4. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.


5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.


6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.


7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.


8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??…então valeu!


9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.


10. Nunca generalize: generalizar é um erro em TODAS as situações.


11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.


12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem ideias próprias”.


13. Frases incompletas podem causar.


14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.


15. Seja mais ou menos específico.


16. Frases com apenas uma palavra? Jamais! Esqueça.


17. A voz passiva deve ser evitada.


18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação


19. Quem precisa de perguntas retóricas?


20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.


21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.


22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”


23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.


22. Não abuse das exclamações!! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!


25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.


26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.


27. Seja incisivo e coerente, ou não.


28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.


29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo! …nada de mandar esse trem… vixi… entendeu bichinho?


30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.


FONTE: Revista Língua

terça-feira, 19 de julho de 2011

RESENHA: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS


Zuzak, Markus, A menina que roubava livros, Intrísica Ltda, Rio de Janeiro 2006.

            Em primeiro lugar, a história chama a atenção pelo fato de ter como narradora a ‘morte’. Ao contrário do que rotulamos, a morte não se apresenta como sendo um ser frio e sem coração, pelo menos, não totalmente. Ela se apresenta apenas como alguém que cumpre a sua obrigação, e sem a frieza que imaginamos que o personagem passaria aos leitores. Muito pelo contrário, podemos perceber até um quase “carinho” quando ela vai recolher as pessoas que morrem. Em um trecho, demonstrando doçura, a própria morte diz: “Os seres humanos me assombram”, então imaginamos a que ponto a humanidade chegou, já que usualmente, quem nos assombra é ela.
           
            A história narrada pela morte trata de uma menina chamada Liesel, filha de mãe comunista e abandonada pela mesma, e logo no começo, têm seu irmão morto em seus braços.

Uma história que não é alegre é claro. Mas ao mesmo tempo, é envolvente e doce, dentro da simplicidade das palavras, da dificuldade enfrentada pelos personagens, mostrando que, em plena Segunda Guerra Mundial, também há crianças que brincam e têm muita inocência, não imaginando a crueldade que ocorre muito perto delas.
           
O que nos atrai também é a paixão de Liesel pelos livros, um amor verdadeiro pela leitura. Até aprender a ler com seu carinhoso pai adotivo. A mãe adotiva pode ser rígida e dura, mas tem um carinho muito grande pela menina.

            O livro estava na lista dos mais vendidos a algum tempo, de começo a história não me atraía em nada, estava cometendo o grave erro de “julgar o livro pela capa”, pois é uma história emocionante, pois nos proporciona a sensação de viajar e conviver com Liesel, com suas paixões, seus medos e inseguranças. O livro nos faz sentir novamente a inocência de uma criança, que não tem culpa nenhuma das atrocidades que ocorrem no mundo, e que me mesmo assim, é vitima delas.

O autor do livro, Markus Zusak, mora em Sydney, na Austrália. É também o autor de livros como: Eu sou o Mensageiro, Getting the Girl, e Fighting Ruben Wolfe e recebeu o Prêmio Livro do Ano para Leitores mais Velhos.



Resenha escrita pela aluna Ana Rubia Carneiro Priester do 3°2 da EEB  Irmã Irene

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SUPORTE TÉCNICO: aprenda a usar um LIVRO

SOU FELIZ



Outro dia, me perguntaram por que procuro estar sempre de bom humor. A resposta é óbvia e clara... estou de bom humor porque sou feliz! Sim, sou feliz!
Sou feliz, porque há 23 anos o Senhor me enviou à terra com uma missão, com uma lenda pessoal  a qual cabe a mim segui-la da melhor maneira possível. Não importa em que situação, eu faço e farei tudo por este objetivo, pois para cumpri-lo, eu recebi a maravilha que o mundo.
Sou feliz, porque o Senhor me concebeu uma família ímpar! Uma família sempre e constantemente  presente e atuante em minha vida. Uma família que sempre me amou e que continua me amando. Uma família que em cada sim, e principalmente em cada não, me ensinou a ser o homem que hoje sou. Uma família que soube me abraçar na hora que precisei de um afago e que soube ser firme quando precisei que me fossem postos limites.
Sou feliz,  porque tive a oportunidade de estudar em excelentes escolas, que mesmo sendo públicas, não deixaram nada a desejar em minha formação. Escolas que me acolheram , e que fizeram a diferença em minha vida, de onde consegui pegar para mim um pouco do vasto e infindável mundo do conhecimento. Escolas onde tanto me senti bem, que voltei para elas mesmo depois delas terem cumprindo o sua função; voltei para agora contribuir com elas e com gerações de novos seres, aos quais faço o possível para que como eu sejam felizes.
Sou feliz, porque tive uma infância de verdade, livre e natural. Fui criado em contato direto com outras crianças uma festa de ideias diversas e opostas que sem propostas e contrapropostas  se organizavam e sabiam se divertir.  Uma infância onde meus amigos eram amigos reais de carne e osso com os quais brincávamos, brigávamos, mas sempre nos acertávamos. Uma infância em que nossos computadores eram nossas próprias cabeças, enfim uma infância em que pensávamos por nossas próprias cabeças.
Sou feliz, porque encontrei uma mulher fantástica a qual amei desde o primeiro momento em que a vi. Uma princesa, um anjinho de asas douradas que me completou e me fez feliz desde sempre. Uma mulher  que coloriu minha vida e me ensinou a viver que me deu o tesouro mais valioso do mundo minha filha que me enche de alegria a cada dia.
Enfim, sou feliz, porque faço o que gosto e gosto do que faço (por mais que as vezes valha a pena!!!!)

sábado, 9 de julho de 2011

ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE

Carta ao Povo Catarinense

Em maio, os professores da rede estadual entraram em greve para que o novo piso nacional fosse cumprido em Santa Catarina. O Governo do Estado concordou com essa reivindicação. E foi além, estabelecendo um piso inicial ainda maior para a categoria. Com essa medida, o governo atendeu aos professores e cumpriu integralmente a nova lei. Mesmo assim, a greve prosseguiu.

Por semanas, o Governo negociou com transparência, diálogo e, acima de tudo, respeito aos professores. Porém, a cada pedido atendido, novas exigências eram feitas.

Infelizmente, o que o sindicato dos professores quer, agora, ultrapassa todos os limites financeiros do Estado. Ir além é uma irresponsabilidade que o governo não pode e não irá cometer.

Por isso, em nome do direito das crianças catarinenses, peço aos professores que compreendam os esforços já feitos e retornem às aulas, pois somente através desse gesto um novo diálogo será possível.

Atenciosamente,
Raimundo Colombo
Governador do Estado de Santa Catarina

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ECOFUTURO - Texto Alessandro


POR UM MUNDO MAIS SORRIDENTE

É inegável  que o planeta está sofrendo! O meio ambiente está sendo degradado a cada dia. Devemos nos conscientizar de que o planeta precisa da nossa ajuda e que ainda é possível sonhar com um futuro melhor... Isso se começarmos a nos preocupar em como cuidar da vida.
 Todo mundo fala, em cuidar do planeta, economizar  água, não poluir, reduzir o uso de  sacolas plásticas. Mas será que só isso basta? Uma frase popular diz “O sorriso é movimento dos lábios, quando os olhos encontram o que o coração procura”. Porque não  usarmos o sentido dessa frase para para melhorar a nossa vida? Os nossos olhos veem todo dia os problemas do mundo. Mas como encontrar uma solução para esses problemas, e assim fazer o nosso coraçao sorrir?
Devemos acreditar que o sorriso pode mudar o mundo, e que poderá fazer com que o nosso sonho de um mundo melhor possa se tornar realidade. Basta escolhermos sorrir, respeitar ao próximo e tornar mais frequente as cortesias e gentilezas. Se trazermos novamente a alegria ao planeta todos viverão mais e melhor.
Enfim, só mudaremos o mundo ao nosso redor se o encararmos com respeito, felicidade e otimismo. Somente assim, deixarndo  de nos preocupar com os problemas e passando  a buscar soluções é que veremos o que há de bom em nossa vida, ao nosso redor e nosso coração desejará que tudo seja também bom. Teremos assim, uma vida em harmonia conosco mesmos e principalmente com o meio a nossa volta.




Texto escrito pelo aluno Alessandro Melo da 1°ano 02 da EEB Irmã Irene, professor Elizeu Domingos Tomasi para o 7° Concurso Cultural ECOFUTURO.