segunda-feira, 30 de maio de 2011

DNA - DESAFIO NACIONAL ACADÊMICO

       
      A Escola de Educação Básica Irmã Irene se prepara  para mais um desafio. Agora o desafio é superar as 110 questões-desafio, as 04 tarefas surpresas e o enigma final do Desafio Nacional Acadêmico  - DNA 2011. É uma gincana nacional de conhecimento em distintas áreas: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, profissões, tecnologia, esporte, raciocínio lógico, vestibular e empreendedorismo. O desafio acontece do dia 04 de junho de 2011 à 11 de junho de 2011, tendo o dia D o sábado dia 04 quando as equipes deverão responder os 110 desafios que valem a vaga para a fase final o Enigma Final do DNA.

       A EEB Irmã Irene está representada por DUAS equipe disputado na categoria Ensino Médio e Fundamental:

EQUIPE:  IRMÃ IRENE (Ensino Médio)

     Elizeu Domingos Tomasi - professor
     Geanine Rambo Lovisa - 3°3
     Tiago Silva  - 3°1
     Alan Derik  - 3°1
     Maurilio Mendes - 3°1
     Angelis Schumacher - 2°3


EQUIPE:  LOS GUAPOS  (Ensino Fundamental)

     Elizeu Domingos Tomasi - professor
     Marcelo Zanella  - 8°02
     Wallace Koerish - 8°02
     Avelino França Netto - 7°2
     Eduardo Koziski - 7°3
    

      BOA SORTE  A TODOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


sexta-feira, 27 de maio de 2011

ECOFUTURO - Texto Celso

HUMANIDADE: UM REBANHO SEM FUTURO

            O ser humano vive hoje um momento em que se luta muito para obter muito pouco. Tudo tem prazo e hora definida, menos a qualidade de vida e os problemas ambientais que são cada vez mais empurrados para debaixo do tapete. E com toda certeza, é a ganância a maior responsável por essa falta de preocupação com a vida. É ela quem fragiliza a sociedade, abolindo a solidariedade das relações humanas e impedindo que alcancemos a nossa verdadeira felicidade.
            O senso comum nos impõe a ideia de que a felicidade vem junto com a conquista, principalmente se for financeira. No entanto, esse é o maior de todos os enganos! Às vezes a conquista não traz a felicidade que o caminho a ela nos proporciona. Do que adianta montar uma empresa, ficar rico, achar que seu objetivo foi alcançado e depois de alguns anos, descobrir que seu filho tem uma deficiência respiratória causada pelo ar poluído que ele respira todos os dias, o qual sua empresa ajudou a poluir?
            Para obtermos uma vida leve e alegre, é preciso ser inteligentes e mudar esse modelo de pensamento, criado pela sociedade moderna que impede que ampliemos nossos conceitos e horizontes... Pois, é devido a essa linha de pensamento, que o meio ambiente tem sofrido gravemente as consequências da ganância humana. Por mais que estejamos saturados de discursos sustentáveis, o mundo continua perigoso; isso porque, como dizia Albert Schweitzer - importante filósofo alemão do século XX - o homem continua dominando a natureza sem antes dominar a si mesmo.
            Assim vivemos hoje como um rebanho caminhando rumo ao abatedouro. A diferença, é que o rebanho sente que seu fim está próximo, mas nada pode fazer; enquanto a humanidade sabe o que fazer, pode fazer, porém não se manifesta para mudar a situação em que nos encontramos atualmente.
            Vemos dessa forma, que a garantia para uma vida melhor no futuro está dentro de cada um de nós em uma simples mudança de atitude. Precisamos fazer o que o rebanho faria se pudesse. Precisamos readaptar nosso consumo comprando menos roupas, tomar banhos mais curtos, utilizando água da chuva, usando meios de transportes alternativos... Enfim, serão essas pequenas atitudes, que se praticadas com inteligência e em conjunto, nos levarão a uma vida melhor, mais leve, alegre e principalmente, garantida no futuro.



Texto escrito pelo aluno Celso Menegussi Junior do 1° ano 2 da EEB Irmã Irene, professor  Elizeu Domingos Tomasi para o 7° Concurso Cultural ECOFUTURO

quinta-feira, 26 de maio de 2011

BURRICE E MESQUINHEZ

Burros e mesquinhos, esses são os adjetivos da vez! Foi-se o tempo em que professor era ofendido e hostilizado por seus alunos. Agora, são  os próprios professores ofendendo a colegas simplesmente por não concordarem com determinados atos. Há poucos dias, éramos “miseráveis”, “traidores” e  mascarávamos aula (maneira figurada para dizer que matávamos aula). Hoje, a baixaria chegou ao nível  de nos chamarem em público de “BURROS” e “MESQUINHOS”,  somente pelo fato de não aderirmos à greve que exigia o piso salarial – fato  já aceito pelo governo.  Somos nós mesquinhos e burros por estarmos tentando desempenhar nossa função social, preocupados com o desenvolvimento e a aprendizagem de nossos alunos; enquanto outros  panfleta nas portas de escolas, induzindo os alunos a não frequentar as aulas? Isso é atitude de professores  verdadeiramente preocupados com a qualidade da educação dos jovens cecilienses?  Professores que imploram na mídia para que os pais não mandem seus filhos para escolas podem se achar preocupados com nossos alunos? Estúpido paradoxo, que nunca imaginei presenciar! Em quem acreditar nesse momento, em que os que deveriam incentivar a educação são os primeiros a demonstrar uma tremenda falta de cidadania e de ética?
Senhores professores grevistas, que incentivaram nossos alunos a não frequentarem as aulas, sinceramente não reconheço em vocês aqueles que um dia eu chamei de “mestres”  que muito me serviram de exemplo e estimulo para entrar no magistério.


OBS.: E só para lembrar, profissional bem pago não é sinal de profissional qualificado,  se assim fosse teríamos políticos super qualificados!

Professor Elizeu Domingos Tomasi

terça-feira, 24 de maio de 2011

ECOFUTURO - Texto Victor

NOSSA VIDA MAIS LEVE E FELIZ

            Com o passar dos anos, o nosso planeta já não é mais o mesmo. Dias, meses e anos se passaram e tudo o que vemos, são pessoas andando pelas ruas preocupadas e estressadas apenas com seus problemas pessoais, financeiros ou políticos. E nessa correria, parece que não temos mais tempo para ficarmos com a família, para fazermos coisas boas, ajudarmos quem realmente necessita, enfim, para vivermos e sermos felizes!
            Pessoalmente, acho que não estamos cuidando bem de nossas vidas e muito menos do nosso planeta. Se passássemos a valorizar mais esses dois importantes itens, metade de nossas angústias e incertezas iriam desaparecer e a vida dos milhões de habitantes do planeta Terra seria mais leve e alegre.
            O mundo está aí, para ser desfrutado com amor e respeito! Aproveitar cada momento, cada detalhe, cada dia “como se não houvesse amanhã”. Tratar as pessoas com amor, com carinho, cultivar amizades verdadeiras, ter respeito, caráter, ser solidário e otimista em relação a tudo em nossa volta; são pequenas atitudes que podem gerar uma onda de energia positiva “contaminando” várias outras pessoas e formando assim, uma imbatível corrente por uma vida melhor.
            Diante de tantos problemas que afetam o mundo moderno, devemos observar que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Quando éramos crianças, parecia que tudo na vida era tão doce, bonito, alegre... Éramos  curiosos, e essa curiosidade nos tornava inteligentes e desafiadores, capazes de sonhar com um mundo melhor. Mas crescemos, e aí a rotina diária, nos  impede de sonhar. Tornamos-nos adultos demais para enxergarmos o reflexo de nossas ações para a nossa vida.
            Quantas vezes, em nossa rotina delirante de capitalistas, negamos um simples “oi” para um semelhante? Fazemos de todos um inimigo, um risco e por isso vivemos tensos emburrados. E assim, vivemos tristes nos isolamos do mundo achando que não temos amigos. Esquecemos que rir durante o dia ajuda-nos a dormir bem durante a noite.   
            Precisamos criar o hábito corriqueiro de acordar cedo, respirar o ar puro da manhã, abrir o jornal e ver as notícias do mundo. Assim, lembrar que na África há pessoas que não dispõe da metade daquilo que temos, olhar pela janela de nossa casa ver a vizinhança despertando e lembrar-se de quantas pessoas não têm esse privilégio, pois tiveram suas casas e suas famílias devassadas por desastres ambientais ou atentados terroristas...
            Após essa analise com certeza nos daríamos conta da vida maravilhosa que temos e estamos ignorando. E assim, inteligentemente mudaríamos de atitude sem nos preocuparmos se estaríamos sendo ridículos ou não. Precisamos sim, ser um pouco louco: chegar na garota a quem gostamos, conversar com a lua, dar bom dia para o sol, conversar com as flores, tomar banho de chuva, usar as roupas de que gosta, fazer um corte de cabelo diferente, viajar... Simplesmente curtir a vida e celebrar e eternizar os momentos felizes que a compõe.
            Enfim, cuidar da vida é reconhecer que a felicidade está nas pequenas coisas, em atitudes simples e totalmente agradáveis como passar mais tempo com a família, dizer “te amo” às pessoas amadas, ajudar aos necessitados, cuidar do planeta, fazer o bem... Assim, o segredo de uma vida leve e alegre é encarar a vida que temos de cabeça erguida, porque nem todos que tentaram mudar a vida conseguiram, mas as que conseguiram com certeza tentaram.


Texto escrito pelo aluno Victor Rech de Camargo do 2° ano 2 da EEB Irmã Irene, professor  Elizeu Domingos Tomasi para o 7° Concurso Cultural ECOFUTURO

segunda-feira, 23 de maio de 2011

GREVE - SÓ UMA REFLEXÃO


Eis um exemplo de atitude consciente e responsável! Colocar o dedo na ferida daqueles que realmente têm culpa da situação, naqueles que realmente podem solucionar os problemas. Ser direto, e justo sem prejudicar os que de nós dependem e para quem na prática trabalhamos. Uma professora cidadã e ética, que soube reivindicar os direitos de sua classe sem ferir os direitos de seus alunos. Sem greve, sem ofensas, sem baixaria, sem transtornos...


E só para não esquecer, quem está em greve são alguns PROFESSORES e não os ALUNOS:



sexta-feira, 20 de maio de 2011

GREVE É LEGAL?

     
    “Greve é Legal,” diz a Constituição e é esse, o discurso dos professores grevistas. Nós professores merecemos um salário melhor, condições de trabalho e uma atenção maior do governo (e da sociedade)? Sim! Ninguém discorda disso! Mas também, é direito de todo o cidadão ter suas próprias opiniões e tomar suas posições.  Se uma parcela do magistério (mesmo que pequena) opta por não paralisar suas atividades deve ser respeitada, assim como os que optaram pela greve também devem (e estão sendo) ser respeitados.
       Nós, professores que não aderimos à greve, concordamos sim com as reivindicações dos demais professores, pois são  reivindicações justas, mas os métodos utilizados são ultrapassados e utópicos. Remetem às antigas ideologias esquerdistas com uma única finalidade: fazer oposição política. Paralisar as aulas da rede pública de ensino não favorece ( nem nunca favorecerá) a classe do magistério, pelo contrário, denigre a imagem de professores cuja função, entre outras, é a de formar cidadãos.  Não somos coniventes com a paralisação das aulas, pois acreditamos que governo nenhum irá ceder a esse tipo de chantagem emocional através do cancelamento de aulas. Com essa atitude, ninguém sai ganhando e a sociedade (nossos alunos) completamente prejudicada.
        Não podemos ser hipócritas! São os alunos que perderam quinze minutos de aula durante uma semana e são eles que estão sem aula agora. Reposição em sábado ou no recesso, é fato que não tem o mesmo rendimento que aquela aula dada em seu horário normal o que é direito dos alunos e dever dos professores. Já tivemos a prova da ineficácia da reposição nos sábados, no último sábado (14), quando foram repostas as aulas da quarta (11) e tivemos uma baixíssima frequência. Os professores irão sim repor seus horários, e a aprendizagem dos alunos, não conta? Temos alunos em período pré-vestibular que estão sem aula porque seus professores estão exigindo seus direitos. E os direitos desses jovens?
         Ninguém está contra os professores paralisados, só estamos exercendo o nosso direito e dever de dar nossas aulas, pois bem ou mal é para isso que somos pagos e entramos no magistério. Não somos “miseráveis” nem temos o “nome sujo”, como alguns colegas professores mencionaram. Simplesmente estamos sendo fiéis à missão que abraçamos: ensinar, formar cidadãos respeitosos que saibam exigir seus direitos sem impedir que outros exerçam os seus. Temos a consciência, de que quanto mais alunos fora da sala de aula, maior o número de crimes na rua. Quanto maior o número de crimes, maior o investimento em segurança. Quanto maior o investimento em segurança, menor o investimento em educação
         É por isso, que estamos sim em sala de aula, e diferente do que disseram alguns colegas professores na rádio, estamos dando nossas aulas de forma ética e comprometida como sempre o fizemos. Claro, que devido a informações distorcidas e apelos desesperados feitos na mídia, temos enfrentado dificuldades; o que de forma alguma signifique que estamos “mascarando ou maquiando nossas aulas”. Estamos bravamente lutando para que essa falta de consciência e responsabilidade social, tanto do governo como de alguns colegas professores, prejudique o mínimo possível nossos alunos. Acreditamos que a greve não contribui para melhoria da educação, muito menos para a melhoria de nossos salários. E exigimos dos demais professores e da comunidade em geral respeito a essa nossa posição, que assim como a greve também é legal e louvável.

Professor Elizeu Domingos Tomasi em nome dos professores da EEB Irmã Irene  que não aderiram à greve dos professores

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ECOFUTURO - Texto Angelis

NOSSO FUTURO NO ESTIGE

            Segundo a mitologia grega, o Estige é o rio que corta o Mundo Inferior ou o Mundo dos Mortos. É onde são jogados todos os sonhos esquecidos, abandonados, julgados irrealizáveis: o diploma inalcançável, o casamento desfeito, um projeto inacabado... Tudo flutuando nas águas sombrias e perigosas do rio Estige.
            Embora não sejamos tão explícitos, como um assassino que invade uma escola e cruelmente mata várias crianças, lançando seus sonhos: serem modelos, bioquímicos, médicos... Todos nas águas negras de um “rio Estige”, nossas ações inconscientes estão fazendo a mesma coisa com o sonho de uma vida melhor. Estamos destruindo o sonho de ter água limpa para beber no futuro, de respirar ar puro dentro das cidades, de poder ir para qualquer lugar do mundo e poder ver uma infinidade de animais livres em belas florestas naturais. Estamos, dia após dia, desfazendo o sonho de nossas crianças, impedindo-as de terem a certeza de que viverão felizes e em paz em um mundo perfeito.
            A vida é feita de sonhos! Grandes ou pequenos, alcançáveis ou inalcançáveis. Sonhos que nem sempre se tornam reais, mas nem por isso deixam de serem sonhos. Por que, então, não alimentamos o Estige apenas com nossos sonhos bobos e fúteis? Deixemos de lado aquilo que não tem importância e nos preocupemos com coisas grandes, com o futuro do nosso planeta e o sonho de mantê-lo vivo.
            Precisamos ter consciência que cada vez que jogamos um papel de bala no chão, que cada minuto que deixamos a torneira desnecessariamente aberta enquanto escovamos os dentes ou o chuveiro enquanto nos ensaboamos é o sonho de um bom futuro para nossas crianças que estamos ignorando e lançando ao Estige.
            Nós, seres humanos, conhecedores do AMOR, não podemos assassinar tantos sonhos, mas é isso que estaremos fazemos enquanto não mudarmos nossas atitudes. Seremos assassinos de sonhos e, consequentemente, do nosso próprio planeta. Porém, ainda há tempo para mudar! O homem tem uma capacidade incrível para amar e não há maneira melhor de demonstrar essa capacidade do que amando o nosso planeta e salvando-o da destruição. Não podemos deixar o sonho de viver bem em um belo planeta se afogar nas águas do rio Estige. Nós podemos salvar o mundo. Sim, nós podemos, é só querermos e agir!



Texto escrito pela aluna Angelis Manuelle Taques Schumacher do 2° ano 3 da EEB Irmã Irene, professor  Elizeu Domingos Tomasi para o 7° Concurso Cultural ECOFUTURO

domingo, 15 de maio de 2011

SUPORTE TÉCNICO - ESPOSA 1.0 (só para rir!!!!)


Prezado Técnico,


Há um ano e meio troquei o programa [Noiva 1.0] pelo [Esposa 1.0] e verifiquei que o Programa gerou um aplicativo inesperado chamado [Bebê.exe] que ocupa muito espaço no HD.


Por outro lado, o [Esposa1.0] se auto-instala em todos os outros Programas e é carregado automaticamente assim que eu abro qualquer aplicativo.

Aplicativos como [Cerveja_Com_A_Turma 0.3], [Noite_De_Farra 2.5] ou [Domingo_De_Futebol 2.8], não funcionam mais, e o sistema trava assim que eu tento carregá-los novamente.

Além disso, de tempos em tempos um executável oculto (vírus) chamado [Sogra 1.0] aparece, encerrando abruptamente a execução de um comando.
Não consigo desinstalar este programa. Também não consigo diminuir o espaço ocupado pelo [Esposa 1.0] quando estou rodando meus aplicativos preferidos.
Eu gostaria de voltar ao programa que eu usava antes, o [Noiva 1.0], mas o comando [Uninstall.exe] não funciona adequadamente.
Poderia ajudar-me? Por favor!




Ass: Usuário Arrependido





RESPOSTA:





Prezado Usuário,


Sua queixa é muito comum entre os usuários, mas é devido, na maioria das vezes, a um erro básico de conceito: muitos usuários migram de qualquer versão [Noiva x.0] para [Esposa 1.0] com a falsa idéia de que se trata de um aplicativo de entretenimento e utilitário.

Entretanto, o [Esposa 1.0] é muito mais do que isso: é um sistema operacional completo, criado para controlar todo o sistema.

É quase impossível desinstalar [Esposa 1.0] e voltar para uma versão [Noiva x.0], porque há aplicativos criados pelo [Esposa 1.0], como o [Filhos.dll], que não poderiam ser deletados, também ocupam muito espaço, e não rodam sem o [Esposa 1.0].
É impossível desinstalar, deletar ou esvaziar os arquivos dos programas depois de instalados. Você não pode voltar ao [Noiva x.0] porque [Esposa 1.0] não foi programado para isso.
Alguns usuários tentaram formatar todo o sistema para em seguida instalar a [Noiva Plus] ou o [Esposa 2.0], mas passaram a ter mais problemas do que antes (leia os capítulos "Cuidados Gerais" referente a Pensões Alimentícias e "Guarda das crianças" do software [CASAMENTO]).
Uma das melhores soluções é o comando [DESCULPAR.EXE/flores/all] assim que aparecer o menor problema ou se travar o micro. Evite o uso excessivo da tecla [ESC] (escapar). Para melhorar a rentabilidade do [Esposa1.0], aconselho o uso de [Flores 5.1], [Férias_No_Caribe 3.2] ou [Jóias 3.3]. Os resultados são bem interessantes.
Mas nunca instale [Secretária_De_Minisaia 3.3], [Antiga_Namorada2.6] ou [Turma_Do_Chopp 4.6], pois não funcionam depois de ter sido instalado o [Esposa 1.0] e podem causar problemas irreparáveis no sistema.
Se você tivesse procurado o suporte técnico antes de instalar o [Esposa1.0] a orientação seria: NUNCA INSTALE O [ESPOSA 1.0] SEM TER A CERTEZA DE QUE É CAPAZ DE USÁ-LO.
Agora… Boa sorte!

CRÔNICA DE ARNALDO JABOR SOBRE O MSN


Sempre odiei o que a maioria das pessoas fazem com os seus MSN's. 
Não estou falando desta vez dos emoticons insuportáveis que transformaram a 
leitura em um jogo de decodificação, mas as declarações de amor, saudades, 
empolgação traduzidas através do nick. 


O espaço 'nome' foi criado pela Microsoft para que você digite O NOME 
que lhe foi dado no batismo. 
Assim seus amigos aparecem de forma ordenada e você não tem que ficar 
clicando em cima dos mesmos pra descobrir que 'Vendo Abadá do Chiclete e 
Ivete' é na verdade Tiago Carvalho, ou 'Ainda te amo Pedro Henrique' é o 
MSN de Marcela Cordeiro. Mas a melhor parte da brincadeira é que 
normalmente o nick diz muito sobre o estado de espírito e perfil da pessoa. 



Portanto, toda vez que você encontrar um nick desses por aí, pare para 
analisar que você já saberá tudo sobre a pessoa... 



'A-M-I-G-A-S o fim de semana foi perfeito!!!' acabou de entrar. 
Essa com certeza, assim como as amigas piriguetes (perigosas), terminou o 
namoro e está encalhadona. Uma semana antes estava com o nick 'O fim de 
semana promete'. Quer mostrar pro ex e pros peguetes (perigosos) que tem 
vida própria, mas a única coisa que fez no fim de semana foi encher o rabo 
de Balalaika, Baikal e Velho Barreiro e beijar umas bocas repetidas. 
O pior é que você conhece o casal e está no meio desse 'tiroteio', já que o 
ex dela é também conhecido seu, entra com o nick 'Hoje tem mais balada!', 
tentando impressionar seus amigos e amigas e as novas presas de sua mira, 
de que sua vida está mais do que movimentada, além de tentar fazer raiva na 
ex. 




'Quando Deus te desenhou ele tava namorando' acabou de entrar. 
Essa pessoa provavelmente não tem nenhuma criatividade, gosto musical e 
interesse por cultura. Só ouve o que está na moda e mais tocada nas paradas 
de sucesso. 
Normalmente coloca trechos como 'Diga que valeuuu' ou 'O Asa Arreia' na 
época do carnaval. 



Por que a vida faz isso comigo?' acabou de entrar. 
Quando essa pessoa entrar bloqueie imediatamente. Está depressiva porque 
tomou um pé na bunda e irá te chamar pra ficar falando sobre o ex. 



' Maria Paula ocupada prá c** ' acabou de entrar. 
Se está ocupada prá c**, por que entrou cara-pálida? Sempre que vir uma 
pessoa dessas entrar, puxe 
papo só pra resenhar; ela não vai resistir à janelinha azul piscando na 
telinha e vai mandar o trabalho pro espaço. Com certeza. 



'Paulão, quero você acima de tudo' acabou de entrar. 
Se ama compre um apartamento e vá morar com ele. Uma dica: Mulher adora 
disputar com as amigas. Quanto mais você mostrar que o tal do Paulão é tudo 
de bom, maiores são as chances de você ter o olho furado pelas sua amigas 
piriguetes(perigosas). 



'Marizinha no banho' acabou de entrar. 
Essa não consegue mais desgrudar do MSN. Até quando vai beber água troca 
seu nick para 'Marizinha bebendo 
água'. Ganhou do pai um laptop pra usar enquanto estiver no banheiro, mas 
nunca tem coragem de colocar o nick 'Marizinha matriculando o moleque na 
natação'. 




' < . ººº< . ººº< / @ || e $ $ ! || |-| @ >ªªª . >ªªª >' acabou de entrar. 
Essa aí acha que seu nome é o Código da Vinci pronto a ser decodificado. 
Cuidado ao conversar: ela pode dizer 'q vc eh mtu déixxx, q gosta di vc 
mtuXXX, ti mandá um bjuXX'. 



'Galinha que persegue pato morre afogada' acabou de entrar. 
Essa ai tomou um zig e está doida pra dar uma coça na piriguete que tá 
dando em cima do seu ex. Quando está de bem com a vida, costuma usar outros 
nicks-provérbios de Dalai Lama, Lair de Souza e cia. 



'VENDO ingressos para a Chopada, Camarote Vivo Festival de Verão, ABADÁ DO EVA, Bonfim Light, bate-volta da vaquejada de Serrinha e LP' acabou de 
entrar. 
Essa pessoa está desesperada pra ganhar um dinheiro extra e acha que a 
janelinha de 200 x 115 pixels que sobe no meu computador é espaço 
publicitário. 



'Me pegue pelos cabelos, sinta meu cheiro, me jogue pelo ar, me leve pro 
seu banheiro...' acabou de entrar. Sempre usa um provérbio, trecho de 
música ou nick sedutores. Adora usar trechos de funk ou pagode com duplo 
sentido. Está há 6 meses sem dar um tapa na macaca e está doida prá arrumar 
alguém pra fazer o servicinho. 



'Danny Bananinha' acabou de entrar. 
Quer de qualquer jeito emplacar um apelido para si própria, mas todos 
insistem em lhe chamar de Melecão, sua alcunha de escola. Adora se comparar 
a celebridades gostosas, botar fotos tiradas por si mesma no espelho com os 
peitos saindo da blusa rosa. Quer ser famosa. Mas não chegará nem a 
figurante do Linha Direta. 



Bom é isso, se quiserem escrever alguma mensagem, declaração ou qualquer 
coisa do tipo, tem o campo certo em opções 'digitem uma mensagem pessoal 
para que seus contatos a vejam' ou melhor, fica bem embaixo do campo do 
nome!! Vamos facilitar!!!! 


Arnaldo Jabor (Texto original)

sábado, 14 de maio de 2011

PRIMEIRO BEIJO GAY DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA


Desde a novela América (GLOBO - 2005), as novelas brasileiras têm abordado com mais afinco as relações homoafetivas.  Acontece que sempre de maneira bastante superficial, ficando sempre no nível da suposição esse tipo de relação mais que comum em nosso dia-a-dia. Na última quinta feira (12), no entanto, a novela AMOR E REVOLUÇÃO (SBT), escrita por Thiago Santiago quebrou o tabu e mostrou o primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira. O polêmico beijo teve como protagonistas as atrizes Luciana Vedramini (Dr. MArcela) e Giselle Tigre (Marina) e durou aproximadamente 28 segundos, cravando a novela, o autor e as atrizes na história da ficção nacional.
O autor promete ousar ainda mais! 

Vale lembrar que muitas foram as novelas que tiveram casais gays, mas todas deixaram o público na vontade de ver a cena. Entre alguns casais que podem ser lembrados estão Rafaela (Chistiane Torloni) e Leila Sampaio (Silvia Pfeifer), de Torre de Babel (1998). Rejeitadas pelo público, as personagens morreram durante explosão no shopping, que modificou outros aspectos da trama. Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) quebraram regras em Mulheres Apaixonadas (2003), também da Globo, mas o máximo a que se permitiram foi um selinho no último capítulo. Em Senhora do Destino (2004) aconteceram cenas picantes no motel entre as amigas Eleonora (Mylla Christie) e Jenifer (Bárbara Borges). Em América (GLOBO - 2005),  novela que até então melhor abordou o tema com a história de Junior e Zeca, os atores Bruno Gagliasso (Junior) e Eron Cordeiro (Zeca) chegaram a gravar um beijo gay, mas a direção da emissora proibiu que fosse ao ar com medo da reação do público. 
Parabéns SBT,  pela coragem em democratizar a nossa teledramaturgia brasileira e contribuir para o fim de todo o tipo de preconceito. Aguardamos as novidades de Thiago Santiago em AMOR E REVOLUÇÃO!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

EEB IRMÃ IRENE JÁ TEM OS SEUS REPRESENTANTES NO CONCURSO CULTURAL ECOFUTURO


Este ano não temos Olimpíada de Língua Portuguesa, mas para não perdermos o "pique" da produção textual  a Escola de Educação Básica está participando do  7° Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso Ecofuturo. Desde o mês de março eu e a professora Meri estamos trabalhando com o temo "Vamos cuidar da vida!" com os alunos do ensino médio. Há duas semanas entregamos à direção aproximadamente  30 redações das quais foram escolhidas 5 que nos representarão no concurso. Parabéns a todos que se dedicaram a escrever seus textos.
Seguem os nomes dos 05 classificados em ordem alfabética:

*   ALINE FRANÇA - 3°3, prof Meri;
*  ANGELIS MANUELLE TAQUES SCHUMACHER - 2°3, prof Elizeu
*   CELSO MENEGUSSI JUNIOR - 1°2, prof Elizeu
*   EDINA BLAUTH RODHEN - 3°3, prof Meri
*   VICTOR RECH DE CAMARGO - 2°2, prof Elizeu

Os textos estarão no mural na escola e postados aqui nas próximas semanas.

P.S. Vem aí o II Concurso de Redação do Tribunal de contas, no segundo semestre.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

AMOR E REVOLUÇÃO (SBT)



AMOR E REVOLUÇÃO , a novela do SBT que inicia pontualmente no final da novela das 9 da Rede Globo, escrita por Thiago Santiago (também co-escritor de Anos Rebeldes da Globo) é uma novela verdadeiramente brasileira. O amor presente em toda e qualquer época da história da humanidade contrasta com torturas desumanas em um período conturbado da história brasileira.  A novela faz um importante serviço de utilidade pública, mostrando às novas gerações despreocupadas e fúteis como agiram os jovens brasileiros de outrora. Vale a pena assistir, se emocionar, se revoltar e refletir sobre o como vivemos hoje e no passado (não muito distante).
Além de um ótimo texto, grandes atores e excelente trilha sonora e imagem a novela conta com depoimentos reais de pessoas que vivenciaram e sofreram na pele o peso de suas ideologias e anseios. Na medida do possível estarei postando estes depoimentos que vão ao ar sempre no final de cada capítulo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

MINHAS LEITURAS

"De novo um ritual? De novo invocar as forças invisíveis para que se manifestem  no mundo visível? O que isso tem a ver com o mundo em que vivemos hoje? Os jovens saem da universidade e não conseguem emprego. Os velhos chegam à aposentadoria sem dinheiro para nada. Os adultos não têm tempo para sonhar - passam das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde lutando para sustentar a família... enfrentando aquilo que todos nós conhecemos como como realidade. O mundo nunca esteve tão dividido como agora: guerras religiosas [mortes e mais mortes em nome de Deus], genocídios, falta de respeito pelo planeta, crises econômicas [mesmo  nós lutando cada vez mais pelo capital], depressão [mesmo vivendo em uma época em que temos acesso a tudo o que queremos], pobreza. Todos querendo resultados imediatos para resolver  os problemas do mundo [mas ninguém age para tanto], ou de sua vida pessoal. As coisas parecem mais negras à medida que avançamos em direção ao futuro [e o pior, é que do jeito que está tudo tende a piorar]"

COELHO, Paulo. Aleph, Barueri - SP, Gold Editora, 2011, p12,. [grifos meus]

domingo, 1 de maio de 2011

UM BOM PROFESSOR, BOM COMEÇO - Todos Pela Educação


Como diz a campanha da ONG Todos pela Educação, "um bom professor é um bom começo". Na base de tudo o que existe está presente a figura quase materna de um professor. É este profissional, por muitos ignorado, ridicularizado e criticado que dá as diretrizes básicas que formam todo o cidadão desde o operário até o engenheiro.
         Um profissional que possui mais que uma profissão, um sacerdócio! Profissional cujo, fracasso é cruelmente criticado e quem é duramente  responsabilizado pelas falhas de todo um sistema, e que  no êxito, é visto como agente sem contribuição nenhuma.
         Professor! Aquele que precisa ser um pouco de tudo: dever ser médico, psicólogo, conselheiro, ser pai, mãe, amigo... Deve compreender tudo e a todos. Deve estar disposto sempre a escutar e a buscar as respostas e soluções para os mais diferentes problemas (os quais muitos não compete a ele e nem à instituição que representa). O profissional que possui o mais utópico dos sonhos, "melhorar o mundo" lapidando o tesouro mais precioso da sociedade, as crianças e adolescentes - aqueles, nas quais mãos, repousa nosso futuro!
         Esse profissional, que não tem o direito de um verdadeiro fim de semana, que é mais dos outros do que dos seus, que muitas vezes precisa confiar seus filhos nas mãos dos outros, enquanto trata de contribuir para a formação dos filhos daqueles que nem de fato o conhecem, precisa ser visto com mais respeito pela sociedade. E este respeito se dá por uma maior valorização do professor, por meio de uma remuneração digna (no mínimo compatível com a dedicação desse profissional), condições apropriadas de trabalho e respeito no exercício de sua função.
         Enfim, é certo que o professor precisa dar o sangue em sua profissão, porém não somos Madre Tereza de Calcutá executando nossa vocação missionária cheia de sacrifícios. Somos profissionais como qualquer outro, cumprimos (na medida do possível) nossos deveres e exigimos o que nos é de direito.  O PISO, direito pelo qual lutam hoje os professores, não é nada comparado aos R$ 16.000,00 (valor médio “legal”) que recebe hoje um deputado.

PS. Talvez seja devido a isso que há mais gente querendo ser deputado que professor.